Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O presidente estadual do PSDB no Tocantins, senador Ataídes Oliveira, convocou prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais líderes da sigla para buscar adesão de novos membros e, “de casa em casa”, lutar pelo voto de confiança do eleitor nas eleições municipais deste ano. “Vamos alavancar o número de vereadores nos nossos municípios. Temos que conquistar o voto de confiança eleitor. Temos proposta e história comprovadas para isso”, disse, durante encontro estadual da sigla, na manhã desta sexta-feira, 26, em Palmas, quando representantes do PSDB de todas as regiões do Estado lotaram o Ahãdu Eventos.

Em seu pronunciamento, Ataídes Oliveira citou que o partido tem uma responsabilidade com o Tocantins e deve cumprir seu papel. “Tocantins é um gigante adormecido. É um paraíso de oportunidades. Temos uma agropecuária forte, mas há potencial de turismo ecológico e religioso que não é aproveitado. Por que? Porque falta competência. Tocantins precisa de alguém com coragem, competência e vontade de fazer”, disse.

Na avaliação do senador, o pleito deste ano é decisivo para que o partido tire “o Estado deste desastre que aí está”, segundo ele. O senador disse que a única coisa que o governo estadual sabe fazer é aumentar impostos. “Isso é ato de incompetentes e irresponsáveis. O que tinha que fazer é cortar despesas. Nossas estradas estão acabadas, há gente morrendo nos hospitais, os prefeitos estão abandonados e nem o transporte escolar está sendo pago”, comentou.

O senador citou ainda algumas das bandeiras do partido em favor do cidadão tocantinense. No Senado, o parlamentar conseguiu empenhar R$ 8 milhões em emendas, metade destinada à saúde. “A saúde é outro desastre, um caos. Motivo: falta de gestão, incompetência. Dinheiro há, o que não tem é competência para administrar. Um cidadão que não tem condição de administrar a saúde do nosso Estado tem que pegar a vara e ir pescar no rio Araguaia”.

Outra bandeira é a ação judicial para derrubada do aumento de impostos feito pelo Estado. O PSDB ingressou na Justiça com duas ações para anular os atos do governador Marcelo Miranda (PMDB) que aumentou taxas e impostos que incidiram, por exemplo, no aumento do preço dos combustíveis. “É um pacote de maldades. Acredito na nossa Justiça que isso vai ser derrubado porque espero que o povo não pague a conta da incompetência e irresponsabilidade deste governo”, argumentou.

Vida Política

No encontro, Ataídes falou de seus objetivos na política. Suplente do finado senador João Ribeiro, ele assumiu o cargo há dois anos, com a morte do titular. “Não estou na política pelo poder e dinheiro. Sou empresário e, graças a Deus, realizado. Sou um sonhador e quero morrer sonhando com Tocantins melhor, mais justo. Sonho em tirar esses maus políticos do Tocantins do poder. Isso, conquistaremos juntos, com propostas e trabalho, muito trabalho”, falou.

Após 30 anos como empresário, hoje na política, ele disse entender que tem uma missão. “Tenho orgulho da minha história. Não podemos jamais perder a esperança. Para o pobre, para o mais humilde vencer na vida não é fácil. Por causa de maus políticos é muito difícil hoje ser político nesse País. Mas, é uma missão. Não podemos ficar de braços cruzados. Não vou desistir da política. Vou encarar, como estou encarando, de peito aberto”, destacou.

O Encontro

Líderes tucanos de todas regiões do Estado lotaram a casa de eventos nesta sexta. Em pronunciamentos, eles reafirmaram que a força política e as iniciativas do partido e de seus membros em questões pontuais em defesa do cidadão tocantinense credenciam o PSDB como o melhor projeto partidário para o Estado do Tocantins. Na reunião, os tucanos discutiram o papel do partido nas eleições municipais deste ano. A ideia é fortalecer cada vez mais a sigla nos municípios, em primeiro lugar, com candidaturas próprias. As alianças serão definidas de acordo com o perfil dos partidos e propostas dos aliados.

Além do tom político, o evento contou com a palestra do advogado Juvenal Klayber. Especialista em direito eleitoral, ele, que é presidente da comissão metropolitana do partido, em Palmas, explicou aos membros do PSDB as mudanças na lei para a eleição deste ano e tirou dúvidas dos pretensos candidatos.