Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador Marcelo Miranda participará na segunda-feira, 29, do Seminário empresarial Brasil-Japão sobre investimentos na região do Matopiba. O evento, a ser realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), acontecerá no auditório Cuica da Universidade Federal do Tocantins, às 8h30.

Durante a programação, está prevista a assinatura de um Memorando de Cooperação Brasil/Japão para o Desenvolvimento do Matopiba, que tem como objetivo criar um ambiente favorável para que se viabilizem investimentos do governo japonês nas atividades agropecuárias da região, favorecendo, portanto, seu desenvolvimento socioeconômico. Por meio dessa parceria, os governos do Brasil e do Japão acordam em discutir possíveis projetos de cooperação que tenham como objetivo desenvolver a agricultura da região, a infraestrutura logística e os serviços meteorológicos.

Seminário 

O Seminário Brasil – Japão: intercâmbio econômico e comercial em agricultura e alimentos apresentará, para executivos das empresas japonesas com atuação no Brasil e em fundos de investimento japoneses, as oportunidades oferecidas pelo agronegócio brasileiro, com destaque para o Matopiba.

Matopiba

A região do Matopiba é formada por 73 milhões de hectares distribuídos pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A região produziu 9,4% das 209,5 milhões de toneladas de grãos na safra 2014/2015. O Matopiba foi responsável por 19,7 milhões de toneladas de algodão em pluma, soja, arroz e milho, em uma área de 5,7 milhões de hectares.

O Tocantins destaca-se no cultivo e na produção de arroz (605 mil toneladas) e na produtividade (4.745 kg/ha). A região produziu 986 mil toneladas do cereal na safra 2014/2015, equivalentes a 8% do total nacional.