Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Membros do Conselho Consultivo do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (MNAFTO) reuniram-se na quinta-feira, 25, na sede da Unidade de Conservação (UC), no Distrito de Bielândia, município de Filadélfia, distante  aproximadamente 438 km da Capital. Durante o encontro aconteceu a posse dos novos conselheiros.

Um dos temas discutidos na primeira reunião do Conselho foi a retomada das atividades, que teve início com a apresentação da Unidade de Conservação, aos novos conselheiros, que tiveram a oportunidade de conhecer as ferramentas de gestão da Unidade, bem como as atribuições do Conselho como órgão consultivo e de assessoramento da UC. Momento que também tomaram conhecimento sobre as funções do conselheiro.

Além do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), fazem parte da nova composição do Conselho, instituições como a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Prefeitura Municipal de Filadélfia, Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Bielândia, Associação do Projeto de Assentamento - P. A. Retiro II, e representantes do seguimento empresarial local.

O Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins foi criado através da Lei nº 1.179 de 04 de outubro de 2000, e tem como objetivo proteger e conservar a diversidade biológica e paleontológica existentes no lugar localizado na região norte do Estado. A Unidade abrange uma área de 32.067,100 hectares de cerrado. 

A Zona de Amortecimento do MNAFTO engloba parte do município de Babaçulândia e o acesso ocorre através das rodovias TO-010 e TO-222. O objetivo primordial dos Monumentos Naturais é preservar os sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica.