Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O governador Marcelo Miranda abrirá oficialmente nessa quarta-feira, 9, a colheita de grãos da safra 2015/2016 no Estado. A abertura oficial será realizada a partir das 16 horas, na Fazenda Nossa Senhora do Carmo, no município de Porto Nacional, com a presença do titular da pasta da Agricultura, Clemente Barros, e outros auxiliares do governo.

Além de visita de campo, na programação constam palestras sobre Manejo de Adubação, pelo técnico da Embrapa, Adilson de Oliveira Júnior; e Seguro Agrícola, pelo técnico da Leauto Seguradora, José Luis Cabral da Silva Júnior.

Safra 2015/2016

De acordo com o 5º levantamento de estimativa de produção de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado no dia 04 de fevereiro, a produção de grãos será de 3.816,33 mil toneladas (t), mais de 440 mil a menos que na safra 2014/2015. A área plantada, também teve redução, de 1.248 mil hectares na safra passada, para 1.225 mil hectares.

A variação climática, que neste período foi influenciada pelo El Niño, afetou a produção de grãos em todo o Estado, mas principalmente nos municípios das regiões Sudeste e Sul do Tocantins.

Evento

O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Grupo Irmãos Rossato (Fazenda Nossa Senhora do Carmo).