Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Lino Vargas

Gurupi destaca-se entre os principais municípios com alto uso de bicicleta no Brasil. Dentre as práticas esportivas com o veículo, a mountain bike há dez anos consegue aderir cada vez mais praticantes. Para mostrar a força do esporte no município, acontece no domingo (13) a primeira edição do XCM 70 KM Rota dos Diamantes.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Juventude. O prefeito Laurez Moreira está oferecendo todo o suporte para que se torne a maior competição de Mountain Bike do Tocantins.

"A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria de Esporte e Juventude, dá amplo incentivo a todos os esportes. Não é diferente no ciclismo, que é referência em todo o Estado. Temos os melhores competidores da região e vamos continuar apoiando eventos como este", afirmou o secretário de Esporte e Juventude, Sérgio Vieira Marques.

A largada inicia-se a partir das 7h em frente à boate The Club. Serão 70 KM por dentro de propriedades rurais em estradas vicinais de Gurupi.

O nome Rota dos Diamantes é um resgate da história do município. O trajeto percorrerá a antiga rota feita por garimpeiros em busca da extração de diamante. É uma homenagem também ao significado do nome de Gurupi: diamante puro.

Competição de alto nível 

Mais de 200 competidores disputarão o prêmio que ultrapassa a marca de R$ 4 mil, mais troféus e brindes. Ciclistas da Bahia, Pará, Maranhão, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, além dos tocantinenses de outros municípios desembarcam em Gurupi para esta competição que é considerada de nível difícil.

Serão cinco categorias Master A, Master B, Iniciante Turismo, Feminino e Elite.

Um dos organizadores do evento, Bruno Henrique, disse que o XCM será uma grande competição. “Estamos batalhando pelo esporte há muito tempo. Hoje temos mais 200 ciclistas de mountain bike em Gurupi. Ciclistas que integram suas famílias, muitos que saíram da obesidade e sedentarismo por meio da prática do esporte. A trilha dos diamantes vai ser um marco na história do ciclismo de Gurupi”, frisa Bruno.