Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Adilvan Nogueira Badminton leva alunas da Escola Carmênia Matos de Porto Nacional à Europa Badminton leva alunas da Escola Carmênia Matos de Porto Nacional à Europa

Quatro alunas da Escola Estadual Carmênia Matos Maia, localizada no Bairro Brigadeiro Eduardo Gomes, em Porto Nacional, irão participar de 28 de março a 4 de abril, do campeonato mundial de Badminton na Ilha de Malta, na Europa. As alunas são: Giovana Medrado, Érida Letícia, Jessika Medrado e Gleyce Moura.

As alunas vêm se destacando no esporte desde o ano passado. Foram vencedoras no 2º Campeonato Brasileiro Escolar de Badminton, realizado no mês de setembro, em Teresina, Piauí. Elas contam com a parceria da Federação do Desporto Escolar.

Visita à Seduc

Na manhã desta quarta-feira, 16, as atletas juntamente com a equipe da escola visitaram a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, e na ocasião, foram recebidas pelo superintende de Desenvolvimento da Educação, Divino Mariosan Rodrigues de Siqueira; pelo superintendente de Esportes, Salim Milhomem; pelo diretor de Educação Integral, Cláudio Nogueira Carneiro e pelo diretor regional de Educação de Porto Nacional, Washington Frota.

O esporte abrindo portas

Luis Cláudio Pereira dos Santos, da Federação Tocantinense do Desporto Escolar, falou da importância de incentivar as escolas a participarem mais das diversas modalidades olímpicas. “A maioria dos alunos que estão indo para as competições nacionais ou internacionais são atletas de escolas públicas e, por isso, contamos com uma parceria com essas instituições para termos mais atletas participando das disputas”, frisou Luís Cláudio.

Para a estudante Jessika Medrado, 16 anos, o Badminton abriu portas que ela jamais imaginaria.  “Comecei a praticar essa modalidade de esporte por incentivo do meu pai e gostei. E com isso, fomos nos dedicando e conquistando espaço. Estou muito feliz, principalmente, quando as pessoas nos falam que somos motivo de orgulho para eles”, frisou Jéssika.

Jessika e Geovana Medrado, 14 anos, são filhas de Adaziel Teixeira Medrado, técnico da equipe e professor voluntário da escola. Adaziel trabalha na ONG Comunidade Saúde, Desenvolvimento e Educação (Consaúde) e disse que essa parceria entre a ONG e a Escola está dando muitos frutos. “O esporte ajuda a promover atividades saudáveis para os jovens”.

A aluna Gleyce Moura Barbosa, 14 anos, está pensando no quanto essa viagem irá ajudar na sua formação. “Estamos felizes, o esporte nos levará para longe, e além disso, aprendemos a ter respeito pelo outro e a termos mais disciplina”, contou.

O diretor da escola, José Dias Filho, sempre apostou no esporte como forma de criar alternativas para os alunos não ficarem na rua. “Atendemos uma população que encontra na escola, um espaço de lazer, por isso o esporte é tão importante”, afirmou.

Cláudio Nogueira explicou que a Secretaria da Educação está investindo mais no fortalecimento do desporto escolar. “Ressalto o trabalho desenvolvido pela Escola Carmênia Matos e a parceria com a Federação do Desporto Escolar e é dessa forma que funciona a Educação Integral e Humanizada, contribuindo para melhorar o ensino e a aprendizagem de forma mais ampla”, disse.