Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Ação conjunta da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve estimular a participação das mulheres na política. A ideia da parceria é lançar campanhas em rede nacional de rádio e TV para incentivar a participar feminina já das eleições municipais de outubro. Para isso, a campanha será lançada Congresso Nacional, no dia 31 de março. 

De acordo com levantamento da Procuradoria Especial da Mulher do Senado, apesar de ser a sétima economia do mundo e o quinto maior País em extensão geográfica e população, o Brasil perde no quesito representatividade da mulher no Parlamento para países como os Emirados Árabes. Os dados apresentado na cartilha Mais Mulher na Política: Mulher, Tome Partido, indicam que o País está indicado na posição 156, em um ranking de 188 países. 

Segundo dados do TSE do mês de novembro de 2015, 52% dos eleitores brasileiros são mulheres e 48% homens. No entanto, nas últimas eleições, realizadas em 2010, foram eleitas apenas 45 deputadas federais, o equivalente a 9% do total de 513 membros da Câmara. 

Diante das informações, a ação conjunta pretende convencer a sociedade e as mulheres de que a presença feminina na política é essencial a democracia.