Pela primeira vez o Tocantins participará da World Travel Market Latin America (WTM), feira mundial voltada à indústria do turismo, que irá acontecer no Expo Center Norte, em São Paulo, de 29 a 31 de março. Em parceria com o Ministério do Turismo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), apresentará os principais polos turísticos do Estado e os roteiros mais procurados.
O evento, que tem como objetivo proporcionar oportunidades de negócios, é o ambiente ideal para apresentar o potencial turístico local fora do Tocantins. “É um espaço importante para divulgar os produtos, as agências e as operadoras do Tocantins para que a capacidade de venda existente possa ser ampliada”, explica o superintendente de Desenvolvimento Turístico da Seden, James Possapp.
A equipe do Estado apresentará os principais roteiros, já ofertados pelas agências do Tocantins, que incluem as regiões turísticas Serras e Lago, Encantos do Jalapão e Praias e Lagos do Cantão. James destaca que o Jalapão e o Cantão são destinos já bem conhecidos no país. “O nosso interesse é atrair a atenção para o Cantão, que é um atrativo de fácil acesso, tem uma boa infraestrutura, mas ainda tem baixa visitação”, reforça.
Ele conta ainda que o espaço destinado à divulgação do turismo do Estado foi aberto às operadoras, às agencias e aos profissionais de turismo do Tocantins inseridos no cadastro de turismo estadual, o Cadastur, visando apoiar a aproximação com operadoras nacionais e internacionais na expectativa de ampliar parcerias e formar novos canais com o público externo. “A proposta é aproximar as nossas agências e os nossos profissionais do circuito nacional e internacional que vai estar presente no evento, no intuito de desenvolver o setor”.
Além de oportunizar a realização de negócios, o evento contará ainda com palestras e mesas redondas sobre temas relacionados ao turismo. Essas são ocasiões importantes para alinhar as discussões sobre o setor.
WTM
O evento, que está em sua quarta edição, além de promover a América Latina, é um espaço de aproximação de organizações de viagens e turismo e compradores.
No ano passado, a WTM Latin America apresentou 1.000 empresas expositoras do Brasil, da América Latina e de diversas outras regiões do mundo, recebeu mais de seis mil visitantes profissionais do setor e gerou uma estimativa de negócios no valor de US$ 363 milhões.
Fornatur
Paralelamente ao evento também será realizada reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), colegiado formado por secretários e dirigentes estaduais com o objetivo de deliberar sobre os temas relevantes do turismo nacional, incorporando as demandas estaduais, regionais e nacionais.
“A participação na reunião é importante para estar integrado com os outros estados estabelecendo parcerias. O Tocantins deve estar dentro desse contexto nacional. Estarmos no centro da discussão fortalece o setor no Estado”, pontua James Possapp.