Foi realizada mais uma edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) na noite desta última terça-feira, 29. Na oportunidade foram revelados, em sete categorias, os vencedores da etapa estadual do Prêmio: Araguaína, Colinas do Tocantins (venceu em duas categorias), Couto Magalhães, Pedro Afonso, Miranorte e Sítio Novo.
O evento, que está em sua nona edição, tem o objetivo de premiar gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública. A etapa nacional do PSPE acontecerá no mês de maio, em Brasília.
O superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann, falou do seu entusiasmo com o que chamou de “Oscar” dos prefeitos. “Não há nada mais perfeito do que premiar as boas ideias e as pessoas que se dedicam a elas. O Sebrae encontrou uma forma de acender uma luz e diferenciar aqueles que fazem, junto à sua comunidade, os bons projetos, implantando e colhendo resultados para as cidades”, ressaltou.
Pela primeira vez o município de Pedro Afonso teve um projeto inscrito no PSPE e venceu na categoria Inovação e Sustentabilidade. O prefeito, Jairo Soares Mariano, relatou seu orgulho em conquistar o prêmio. “Esse projeto traz em sua essência um trabalho muito forte com o voluntariado, envolvendo tanto a comunidade como um todo, como os pequenos empresários. Os municípios circunvizinhos já compraram a ideia e estão replicando em suas cidades”, enfatizou Mariano.
Já a cidade de Colinas do Tocantins comemora a premiação em duas categorias. Para o prefeito do município, José Santana Neto, o reconhecimento recebido motiva a continuidade dos projetos. “Estamos conseguindo dar respostas para as grandes necessidades dos municípios, principalmente para os pequenos negócios. Os troféus têm um simbolismo muito grande, sinaliza que estamos no caminho certo e reconhecem que buscamos o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Ao todo, foram inscritos 40 projetos. 16 deles se tornaram finalistas e foram analisados por uma banca julgadora formada por representantes do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – seccional Tocantins, Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Conselho Regional de Economia (Corecon) e Vigilância Sanitária Estadual (Visa).
Troféu Arara Azul
Os seis vencedores receberam o troféu Sebrae Arara Azul, uma escultura lapidada em vidro, no formato de uma das aves símbolo do Tocantins. A homenagem foi criada pelo Sebrae Tocantins para reconhecer personalidades que contribuem significativamente para o desenvolvimento dos pequenos negócios no Estado.
Vencedores
Categoria Inclusão Produtiva Com Segurança Sanitária
Projeto 'Inclusão Produtiva e Geração de Renda', município de Araguaína, prefeito Ronaldo Dimas
Categoria Pequenos Negócios No Campo
Projeto 'Tuia Cheia, Produzir Sem Medo', município de Couto de Magalhães, prefeito Ezequiel Guimarães Costa
Categoria Desburocratização e Formalização
Projeto 'Empreender Sem Medo', município de Colinas do Tocantins, prefeito José Santana Neto
Categoria Inovação e Sustentabilidade
Projeto 'Pedro Afonso: Empreendedorismo Sustentável Gerando Desenvolvimento com Qualidade de Vida', município de Pedro Afonso, prefeito Jairo Soares Mariano
Categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios
Projeto 'Promovendo o Desenvolvimento Local Através do Apoio às MPE´s', município de Miranorte, prefeito Frederico Henrique de Melo
Categoria Implementação da Lei Geral
Projeto 'Colinas em Busca da Excelência na Gestão Empreendedora: Implementação e Institucionalização da Lei Geral', município de Colinas do Tocantins, prefeito José Santana Neto
Categoria Melhor Projeto
Projeto 'Sitio Novo Rumo 100% Desburocratização', município Sítio Novo do TO, prefeito Antônio Jair Abreu Farias.