Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Opinião

Marcos Muniz Matos é advogado e diretor do Instituto Brasileiro de Licitações

Marcos Muniz Matos é advogado e diretor do Instituto Brasileiro de Licitações Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Marcos Muniz Matos é advogado e diretor do Instituto Brasileiro de Licitações Marcos Muniz Matos é advogado e diretor do Instituto Brasileiro de Licitações

A frase acima é bastante famosa e, durante anos, repetida nas cadeiras das faculdades mais famosas do mundo. A frase é de um dos maiores economistas que o mundo já produziu, trata-se do grande mestre Adan Smith, e a frase traduz uma certeza, o poder do Governo na economia, esse poder tem tudo haver com o texto a seguir, e tem tudo haver com você empresário, profissional liberal, agente público e estudante.

O que é uma licitação?

Ao se falar de licitação no panorama atual do País, a palavra refletida em nossas mentes e conceitos é corrupção. Afinal, não precisa de muito esforço para tal constatação. Basta que se ligue o seu aparelho televisor a qualquer que momento que você terá pelo menos uma notícia nada amistosa sobre o assunto.

Mas o que é de fato uma licitação? Bem, de maneira simplória e para não se estender muito nessa parte do assunto, pois esse não é o intuito aqui, podemos dizer que uma licitação é um procedimento de cunho administrativo usado pelo setor público para adquirir produtos e serviços.  Esse procedimento é uma via de mão dupla, pois o poder público adquire o produto à medida que fomenta a economia, colaborando para o desenvolvimento da sociedade.

Dessa forma a licitação é um processo formal onde há competição entre os interessados, que são empresas que devidamente estabelecidas e com comprovação atestada pelo mercado da qualidade dos seus produtos e serviços onde a administração pública seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse.

E até onde vai este mercado? Qual é o seu potencial?

O tamanho do mercado

O mercado de licitação movimenta bilhões de reais todos os anos. Justamente por conta desta voluptuosa quantia de dinheiro envolvido é que ele se torna tão atrativo para aqueles que querem praticar atos ilegais. E é só até aqui que a visão dos leigos no assunto vai. Sabe-se que é um grande mercado, porém por falta de conhecimento especializado os empresários não enxergam esse fabuloso mercado de vendas para o governo como algo sério, relevante e confiável e verdadeiramente capaz de trazer milhões de reais para os cofres da empresa.

O governo é um cliente que nunca deixará de comprar, mesmo em tempos de crise. Qualquer coisa que a esfera pública deseje adquirir, isso vai desde uma agulha até a um avião, ele precisará licitar. Veja que afirmação espetacular para você que é empresário! As licitações podem ser a sua porta de salvação para enfrentar a crise e prosperar ao término dela. Estamos falando de um mercado onde uma única licitação ganha pode mudar o patamar financeiro de uma empresa.

São 26 estados, e cerca  5.770 mil municípios e cada um desses estados e municípios com diversos órgãos, todos fazendo compras através de licitação. Verdadeiramente não da para ser passivo em relação à grandeza e potencial desse mercado.

Então você que é empreendedor, ou que está pensando em se tornar um, deve olhar, perceber e conhecer mais sobre licitações, caso queira largar na frente. Não se alimente do senso comum de que quem ganha dinheiro com esse ramo é para pessoas corruptas e portando você não deve se envolver. O mercado de licitações clama por pessoas honestas, mas sobre tudo capacitadas e com conhecimento especifico.

Atualmente são inúmeras licitações que são canceladas por falta de concorrentes. O que isto significa? Muito simples: significa que o governo esta querendo comprar, entretanto não aparece ninguém para vender. É o caso das licitações desertas.

Por incrível que pareça essa não é uma situação atípica. Isso acontece o tempo todo. São milhões de reais que deixam de entrar na economia por simples falta de conhecimento. Será que esse dinheiro não seria bem vindo para você e sua empresa? Pensando nisso e a partir disso é necessário saber como se preparar para uma licitação.

3 passos simples para uma empresa se preparar para uma licitação

Participar de uma licitação não é uma tarefa fácil, principalmente para empresários que não dominam suas técnicas. Isso ocorre porque o processo licitatório é um procedimento extremamente formal, onde cada passo deve esta em conformidade com o edital e, especialmente, com a lei de licitações. Qualquer erro ou esquecimento, por menor que seja, ensejará na desclassificação do licitante.

1-      O primeiro passo para participar de uma licitação é ter uma empresa regularizada, ou seja, ter toda documentação pertinente em dias, como declarações, certidões, etc. Nessa hora faz-se muito importante ter uma contabilidade confiável e que cuide muito bem da saúde burocrática da sua empresa.

2-      O segundo passo é ir à busca do edital da licitação a qual deseja participar. O edital é o contrato da licitação e é nele que o empresário encontrará tudo o que precisa saber para preparar a sua empresa para o processo licitatório. Muitas empresas caem nesse item por falta de um conhecimento técnico na leitura desse instrumento convocatório.

3-      O terceiro passo é participar efetivamente da licitação. Estar presente no dia e horário em que irá ocorrer a disputa com toda documentação exigida pelo edital e com sua proposta de preço. É nesta etapa que você realmente precisa se qualificar caso queira ganhar a licitação, pois até então os dois primeiros passos é comuns a todos os participantes, mas o terceiro é onde os conhecimentos sobre as leis que circundam o universo das compras públicas irá fazer a diferença para o seu sucesso.

Comece agora!

O mundo das licitações será uma saída fantástica para sua empresa e participar dela, mesmo não tendo nenhum segredo inicialmente, a posteriori pode se torna uma tarefa um tanto complexa, onde conhecimentos específicos e técnicos sobre o mundo das licitações será o  fator decisivo se você ganhará a licitação ou se o seu concorrente é que será contratado. É com o intuito de ajudar você a entender melhor como funciona os meandros de uma licitação e como aumentar e muito suas chances de ganhar uma licitação, que te convido agora a visitar nossa página e conhecer mais como sua empresa pode aumentar em 100%  as chances de ganhar uma licitação e entrar de vez para esse mercado Bilionário. Você está a um clique disso! LINK http://www.ibllicitacoes.com.br/

*Marcos Muniz Matos é advogado e diretor do Instituto Brasileiro de Licitações