Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Manoel Júnior

Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) reuniram-se, nesta quinta-feira 07, com representantes de instituições de pesquisa, extensão rural, produtores de flores tropicais e secretarias ligadas à área de produção com objetivo de formar um grupo gestor para apoiar a produção de flores tropicais no Tocantins. O evento aconteceu na sede da Seagro, em Palmas.

Durante a reunião o diretor de Políticas para a Agricultura e Agronegócio da Secretária da Agricultura, José Américo Vasconcelos, falou sobre a criação do Grupo Gestor que pretende envolver os produtores trazendo-os para participar e apresentar demandas e sugestões e traçar o diagnóstico do setor. “É necessário que haja interação entre os agricultores e as instituições, ouvi-los, conhecer as necessidades para apoia-los. O Grupo Gestor irá propor soluções e planejar e realizar ações que ajudem a suprir as necessidades e resolver os problemas”.

O representante da Associação de Produtores de Flores e Folhagens do Tocantins, Raimundo de Abreu disse que a reunião foi positiva, mas também que sentiu a falta de algumas instituições importantes. “Creio que estarão presentes nos próximos encontros o que vai fortalecer ainda mais o grupo”, afirma. Para o produtor Pereira Lima, também do município de Palmas a formação do grupo gestor vem para apoiar e consolidar um trabalho que vem sendo feito. “É um momento importante que fortalece nosso trabalho”, conclui.

Participantes

Além de técnicos da Seagro, o evento contou com a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia, Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Agencia de Defesa Agropecuária (Adapec), Universidade do Tocantins (Unitins) Secretaria Municipal de Agricultura (Seder), Representantes de Associações de Produtores de Flores Tropicais de Palmas e Gurupi.