Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Para aproximar a comunidade acadêmica da sétima arte, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) inaugura, no Câmpus de Palmas, o Cineclube "Cinema de Quinta" que acontecerá todas as quintas-feiras, às 12h, no auditório do Bloco B. Para a primeira sessão será exibido o filme "Nós que aqui estamos por vós esperamos", nesta quinta-feira, 7.

A ideia surgiu a partir de uma das propostas da Diretoria de Cultura incorporadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o exercício de 2016, e objetiva promover o acesso de todos os Câmpus da UFT de forma equivalente às ações de cultura. "O momento é propício para formalizar os produtores de cultura dos câmpus da UFT e com base às orientações do PDI descentralizamos as atividades fortalecendo as unidades e consequentemente o calendário cultural da Universidade," explica a diretora de Cultura, Sandra Rodrigues.

A prática dos Cineclubes tem sido utilizada como instrumento de educação na abordagem de temáticas relevantes, disponibilizadas gratuitamente, uma vez que fazem parte da extensão universitária filmes populares, clássicos e não comerciais para o entretenimento coletivo, com atividades mediadas pelos coordenadores.

Conheça os Cineclubes presentes na UFT:

Cinema de Quinta (Câmpus de Palmas)
Programação de abril: 07/04 – Nós que aqui estamos por vós esperamos
Horário: 12h
Local: Auditório do bloco B 

Cineclube do Câmpus de Tocantinópolis
É um dos Cineclubes pioneiros da UFT, iniciado em 2007, assumiu o formato de exibições semanais, em 2008, alcançando em 2016 sua 200ª exibição. Tem como coordenador o Prof. Dr. João Batista de Jesus Felix, que já foi diretor do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC) e atualmente ocupa a função de diretor de Cultura do Câmpus e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas da África e dos Afro-Brasileiros (NEAF/UFT).

Programação de abril
09/04 - Terra de Índios
16/04 – Apocalypto
30/04 - Terra Selvagem
Horário: 18h
Local: Auditório Adão Ribeiro da Silva 

Cineclube: Cinema e História (Câmpus de Araguaína)
Iniciando suas atividades em 2015, caminha na construção de conhecimento histórico e lúdico através do cinema, é vinculado ao curso de licenciatura em História e coordenado pelo professor  Plábio Marcos Martins Desidério.