Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um treinamento envolvendo múltiplas vítimas aconteceu na manhã desta quinta-feira, 07 na sede do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Tocantins. O exercício simulou um acidente envolvendo um ônibus, um veículo de passeio e uma motocicleta, onze vítimas foram resgatadas na simulação.

O simulado marca o encerramento do curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Na oportunidade os bombeiros utilizaram o método de triagem START, que avalia o quadro clínico das vítimas que são atendidas de acordo com o grau de prioridade. Para o atendimento de várias pessoas simultaneamente a equipe montou um Sistema de Comando e Incidente (SCI), que integrou Polícia Militar, Agência de Trânsito e Transporte do Município de Palmas (ATTM).

“Não é uma ocorrência muito comum, porque supera nossa capacidade de resposta, por isso foi preciso trabalhar em conjunto com outros órgãos. O ponto mais importante dessa situação é que os bombeiros estão preparados no que se refere à montagem da estrutura do Sistema de Comando de Incidentes (SCI) que reúne diferentes órgãos para atuarem em conjunto, com propósito único, nos grandes incidentes”, explicou a major Andréia Bueno, uma das responsáveis pela organização do evento.

Foram empregadas no resgate, viaturas de salvamento, de combate a incêndio, de resgate, além de uma viatura da PM e da ATTM. Participaram 28 concluintes do curso de APH, 2 instrutores e 3 monitores.