Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Herbert Brito (Buti), confirmou a participação na 16ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), durante o lançamento do evento na manhã deste sábado, 9, no Centro Agrotecnológico de Palmas. 

A Feira deste ano traz o tema “A tecnologia a favor do homem e da natureza” e será realizada entre os dias 3 a 7 de maio. O Naturatins deve participar com seis palestras e um stand para atendimento a informações sobre dúvidas dos produtores rurais, que desejam obter mais orientações e esclarecimentos sobre todos os serviços oferecidos pelo Instituto.

O governador destacou a expectativa que há sobre a capacidade produtiva da região, a necessidade de qualificação de seus produtos e as vantagens que o investimento tecnológico pode trazer para esse avanço.  “Somos uma referência mundial de exportação de alimentos, mas precisamos fomentar os avanços tecnológicos para melhorar a qualidade dos nossos produtos”, pontuou.

O presidente do Naturatins, Herbert Brito (Buti), afirmou que este ano, as palestras estão sendo planejadas com o foco nas atividades produtivas e de uso ambiental, que necessitam dos serviços do Instituto. “A regularização ambiental para empreendimentos aquícolas, requisitos para autorizações florestais, validação do CAR, outorga de recursos hídricos e a legislação da pesca profissional, amadora e esportiva são alguns dos assuntos que serão abordados para dar suporte ao uso legal dos recursos naturais tocantinenses”, reiterou.

Agrotins 

Durante o lançamento, além do Naturatins, estiveram presentes autoridades, expositores, empresários e representantes do setor produtivo. A Agrotins acontece entre os dias 3 e 7 de maio e é considerada a maior feira do agronegócio da região norte do país. O objetivo do evento é levar conhecimentos tecnológicos gerados pela pesquisa agropecuária, visando a transferência de tecnologia aos produtores rurais e à sociedade. A feira é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e da Pecuária (Seagro), em parceria com o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e demais instituições públicas e privadas, ligadas ao setor produtivo.