Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

Em Palmas, o professor de Educação Física, Márcio Ricardo Medeiros Oliveira, do Centro de Ensino Médio Castro Alves, utiliza a tecnologia para aproximar os alunos dos conteúdos e da escola. A iniciativa começou em 2009, ocasião em que ele lançou o blog “Educação Física no CEM Castro Alves” para se comunicar com os alunos. A ideia deu tão certo que, atualmente, o educador administra um conjunto de 32 blogs, sendo cada um referente a uma turma.

Por meio do blog e das redes sociais, o professor Márcio mantém uma comunicação com seus alunos, divulga conteúdos das provas, comentários, respostas para as questões propostas e temas de interesse da juventude como gravidez na adolescência, drogas e doenças que mais afetam os jovens.

Desde que foi criada, a página foi acessada por quase 700 mil internautas. “Não esperava tanto sucesso, o blog foi criado para atender os alunos e imaginava que a abrangência seria apenas na escola. Em uma semana, tivemos 3.300 acessos, de pessoas de várias partes do mundo”, contou Márcio Ricardo. Dentre os países que mais acessam o blog estão: Estados Unidos, China, Índia, Alemanha, Rússia, Angola, França e Portugal.

Recentemente, o professor, que também é jornalista, adaptou o blog para ser acessado pelo celular. “Agora estamos abrangendo 90% dos nossos alunos, e eles poderão responder às provas tanto no computador como no celular”, explicou Ricardo.

A estudante Ellen Cássia Carvalho, 16 anos, que cursa a 3ª série do ensino médio, é uma das alunas que utiliza o celular para avaliar o seu conhecimento. Ela também auxilia outros colegas a tirar dúvidas quanto à forma de utilização da tecnologia. “É bem legal e prático. Temos disponíveis textos de apoio, que nos auxiliam na hora de responder aos exercícios. Lá também estão disponíveis as fotos dos nossos eventos”, disse Ellen.

Já o jovem Thiago Rodrigues, 18 anos, da 3ª série, afirmou que passou a utilizar a tecnologia para obter conhecimentos. “Aprendemos novas coisas, como fazer comentários, utilizar os recursos para responder às provas e isso nos prepara para a vida”.

Márcio Ricardo leciona atualmente em 18 turmas, com uma média de 720 alunos, além das atividades teóricas, ele treina uma turma de futsal masculino e outra feminino que estão se preparando para participar dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs).