Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Acontece em Gurupi/TO nesta quarta-feira, 14, a abertura da campanha de vacinação contra a gripe Influenza H1N1 com o Dia D. As doses da vacina estão disponíveis em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A 18ª Campanha Nacional de Vacinação inicia-se em 30 de abril com encerramento em 20 de maio, porém, o município se antecipou.

A coordenadora de imunização da Secretaria da Saúde de Gurupi, Lana Quirino, ressalta a importância da prevenção. “Houve muitos casos de mortes por H1N1 no Brasil, dentre eles, em Goiás. Pela proximidade e o alto fluxo de pessoas que circulam por esse Estado e o Tocantins é importante deixarmos nossa gente imunizada”.

A vacinação é recomendada para a população pertencente aos grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhador de saúde, idosos (a partir de 60 anos), povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medida socioeducativas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. É necessário que a pessoa leve o cartão de vacina.