Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Esequias Araujo

O vereador professor Júnior Geo (PROS) fez uso da tribuna na sessão ordinária desta quarta feira, 13, para relembrar o acordo não cumprido pela Prefeitura de Palmas com os professores da rede de ensino municipal. Segundo Geo, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet) fez reunião na noite desta última terça-feira, 12, para debater as reivindicações não atendidas e definir novas estratégias de cobrança diante do acordo não cumprido pela gestão.

Segundo o parlamentar, os professores continuam enfrentando dificuldades quanto a ausência da eleição de diretores, as progressões atrasadas, a climatização e superlotação das salas.  “Temos que ficar atentos a respeito de possíveis ações por parte da categoria. Não estou afirmando que existirá greve, mas se o município faz acordo e não cumpre, quem acaba sendo penalizado são os professores e a sociedade”, afirmou Geo.

O alerta foi feito com base em visitas de fiscalização às escolas e contato com a categoria, para colher demandas da educação e buscar soluções às dificuldades por meio da Câmara Municipal de Palmas, ações de costume em seu mandato como vereador. Diante destas demandas, Geo tem demonstrado preocupação, antes mesmo de a greve ocorrer, sobre a situação que se encontram as escolas por afetarem tanto as crianças quanto os professores.

Limpeza Pública

Já o vereador Lúcio Campelo cobrou o pagamento da empresa contratada para fazer roçagem e limpeza dos espaços públicos da Capital. Conforme o parlamentar, a prefeitura está firmando um novo contrato com a mesma empresa, no valor de R$ 12 milhões, mas não pagou o contrato anterior.

Campelo disse reclamou que as ruas, quadras e avenidas de Palmas estão sujas, com o lixo e mato alto ampliando o risco de infestações de doenças.

O vereador encerrou seu discurso criticando a administração municipal por gastar o dinheiro público em decoração de Páscoa e Natal, em festas e eventos, ao invés de priorizar demandas que amenizariam as dificuldades da população, tais como o abastecimento de remédios e a reativação das salas de aula destinadas aos alunos portadores de necessidades especiais.

Segurança Pública

A segurança pública voltou ao debate na Câmara por meio do vereador Jucelino Rodrigues (PTC). Com o objetivo de promover um enfrentamento mais intensivo aos assaltos, o parlamentar sugeriu a criação de uma equipe especializada em abordagem aos motociclistas.

A intenção é “apertar o cerco aos marginais” com uma abordagem mais rigorosa aos motoqueiros, considerando a incidência dos crimes praticados por criminosos circulando em motos.