Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foi lançado nesta sexta-feira, 15, em Palmas, o 1º Prêmio Ministério Público de Jornalismo, iniciativa que visa reforçar a colaboração entre a imprensa e o Ministério Público do Estado no fortalecimento da cidadania no Estado do Tocantins. A intenção é estimular a produção de matérias jornalísticas que retratem a participação do MPE na efetivação dos direitos e deveres do cidadão.

A iniciativa oferecerá um total de R$ 15 mil em prêmios e conta com cinco categorias, nas quais os trabalhos concorrentes podem ser inscritos: Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo e Destaque Acadêmico, esta última voltada para estudantes de Jornalismo de instituições de ensino públicas e privadas.

Nesta primeira edição, o prêmio traz como tema “O Ministério Público e o exercício da cidadania”. O período de inscrição dos trabalhos teve início neste dia de lançamento do prêmio e prossegue até 31 de outubro. A divulgação dos vencedores está prevista para acontecer em 12 de dezembro.

Todas as demais normas relativas ao 1º Prêmio Ministério Público de Jornalismo podem ser conferidas no edital publicado no website: https://mpto.mp.br/web/premio-de-jornalismo.

Ao receber os jornalistas na solenidade de lançamento do prêmio, o Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, falou sobre a importância da imprensa na formação de uma sociedade mais consciente e participativa.

“Antes, o cidadão não tinha conhecimento do que ocorria nos bastidores do poder, mas, graças à coragem e honradez dos jornalistas, hoje todos os fatos são de conhecimento público, o que possibilita ao cidadão cobrar e participar do processo de mudanças”, disse Clenan Renaut.

Ele também citou que o Ministério Público é um importante agente de transformação social, acrescentando que a Instituição não teria a mesma credibilidade junto à sociedade se não houvesse a participação da imprensa, divulgando suas ações.

Colaboradores

O Ministério Público Estadual tem como parceiros na realização do 1º Prêmio Ministério Público de Jornalismo a Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Associação dos Servidores Administrativos do Ministério Público (Asamp) e Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado (Sindsemp-TO). O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor) é apoiador da iniciativa.