Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em meio à crise econômica no Brasil, com aumento do desemprego, salários baixos e preços nas alturas, dinheiro extra seria mais que bem-vindo para muita gente. Para alguns, seria a chance de guardar ou investir todo mês. Para outros, seria fundamental para pagar as contas e não contrair dívidas. Se você ganhasse dinheiro extra, provavelmente saberia facilmente o que fazer com ele.

Ganhar uma grana a mais traz benefícios não apenas para o seu bolso, mas também para sua vida profissional em geral. Afinal, para conseguir este dinheiro, é preciso reconhecer e usar seus talentos, desenvolver habilidades, se aprimorar e ampliar o networking, o que certamente aumentará sua autoconfiança e poderá gerar muitas oportunidades.

Você poderá continuar colhendo frutos de tudo isso mesmo quando a fase de turbulência passar. Por exemplo, imagine que você trabalha na área de administração e foi uma excelente aluna de francês. Sempre amou o idioma, mas nunca experimentou dar aulas por ter dúvidas se seria uma boa professora.

Diante de uma situação de dificuldade financeira, você resolve arriscar e, para ter dinheiro extra, começa a dar aulas particulares, ao mesmo tempo em que continua no emprego fixo. Você descobre que leva jeito para ensinar e continua dando aulas, mesmo quando não precisa mais do dinheiro. Você conclui que é mais prazeroso dar aulas, já que pode usar a criatividade e ser mais espontânea, do que trabalhar na área administrativa.

Com o passar do tempo, consegue emprego em uma escola, cresce lá dentro e vê possibilidades muito mais amplas para uma carreira nesta direção. Uma atividade iniciada por necessidade acaba tornando-se uma porta para um futuro muito mais promissor. Mais tarde, se você tiver interesse em voltar para a área administrativa, terá seus contatos e um bom currículo.

Momentos de crise e necessidade não são agradáveis, mas muitas vezes são oportunidades de crescimento. Confie em si mesma, use seus talentos e sua criatividade para enfrentar as dificuldades. Quando a tempestade tiver passado, você terá vivido novas experiências e levará consigo um aprendizado valioso.

Se você quer complementar sua renda e também orientação sobre como fazer isso, a dica é fazer o curso “Ganhe mais dinheiro”, ministrado por Carolina Ruhman Sandler, fundadora e CEO do site Finanças Femininas e coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). Além de dicas valiosas, o curso ensina sete formas de ganhar dinheiro extra, como: pedir um aumento, cuidar do seu negócio, vender um produto ou serviço, vender seu conhecimento, revender o que você não usa mais, ganhar dinheiro com seu site e aproveitar a economia colaborativa.