Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

 A competição propõe o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos e mapas

A competição propõe o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos e mapas Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira  A competição propõe o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos e mapas A competição propõe o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos e mapas

Cerca de seis mil equipes de todo o país já se inscreveram na 8ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil. Os estudantes e professores que ainda pretendem participar da competição têm até o dia 29 de maio próximo para solicitar a inscrição no Site da Olimpíada de História. Podem concorrer alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas.

A competição propõe o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos e mapas. As equipes, formadas por três estudantes e um professor de história, precisam solucionar questões de múltipla escolha. Ao todo, os inscritos passam por cinco fases online, com duração de uma semana cada. 

A primeira fase começa no dia 9 de maio. A quinta etapa será concluída em 11 de junho. Após as cinco etapas, cerca de 200 equipes serão classificadas para a final presencial, quando responderão a uma prova dissertativa. A avaliação será aplicada na Universidade Estadual de Campinas(Unicamp), em Campinas, São Paulo, de 20 a 21 de agosto. 

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é elaborada pelo Departamento de História da Unicamp desde 2009. A iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História.