Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Criado neste mês, o Sindicato dos Biomédicos no Estado do Tocantins (Sinbiomed/TO) é a mais nova entidade representativa de categoria da saúde do Tocantins. A fundação do sindicato, que contou com o registro de 34 profissionais da biomedicina, teve a presença do presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 3ª Região, Rony Marques de Castilho, do representante do Conselho Federal de Biomedicina Lázaro Dutra Junior e da delegada do Conselho Regional de Biomedicina, Seccional Tocantins, Roumayne Lopes Ferreira.

O evento, realizado no dia 15 de abril, ocorreu na sede do Conselho Regional de Biomedicina. Até a fundação do sindicato, que respeitou todos os trâmites previstos na legislação brasileira, os biomédicos do Tocantins não tinham entidade sindical que os representasse no Estado, tendo sempre que recorrer ao sindicato de Goiás. “Com a oficialização da fundação do nosso sindicato, agora vamos buscar fortalecer a categoria”, destaca o presidente da entidade, Marcos Aurélio Canela Xavier.

Segundo Marcos Aurélio Xavier, há muitos problemas para os profissionais da biomedicina no Estado, como estabelecimentos que não respeitam o piso salarial, atraso de salários e não pagamentos de direitos consagrados, como insalubridade e adicional noturno. “Agora nós vamos poder lutar e debater essas pautas”, destacou o presidente, ao ressaltar que o Estado tem cerca de 450 biomédicos.

Confira, abaixo, a composição completa da diretoria do Sinbiomed-TO:

Presidente: Marcos Aurélio Canela Xavier
Vice-Presidente: Rafael Angelo Medeiros Gomes
Secretária Geral: Juliana da Cruz Araújo
1º Secretário de Finanças: Ricardo Aires Coelho
2º Secretário de Finanças: Larissa Farias Mota Silva
Secretário de Rel. Públicas: Lucas Vinicius da Veiga F. Borges
Secretário de Formação Sindical e Sindicalização: 
Érico Fernandes da Silva Carvalho
1º Conselheiro Titular: Douglas Ferreira de Souza
2º Conselheiro Titular: Renato Aurélio Sousa Almeida
3º Conselheiro Titular: Cilau Custodio Sobrinho
1º Suplente: Gilberto Dias Junior
2º Suplente: Martinho Pinto de Macedo Netto
3º Suplente: Diego Bucar Rosa