Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Em Itaquatins, empreendedores participam de oficina promovida pelo Governo do Estado e parceiros

Em Itaquatins, empreendedores participam de oficina promovida pelo Governo do Estado e parceiros Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Em Itaquatins, empreendedores participam de oficina promovida pelo Governo do Estado e parceiros Em Itaquatins, empreendedores participam de oficina promovida pelo Governo do Estado e parceiros

O Governo do Estado, com foco na melhoria da qualidade, no desenvolvimento do potencial das regiões turísticas e buscando atrair mais visitantes para gerar mais oportunidades de emprego e renda, iniciou nesta semana uma série atividades voltadas aos empreendedores que vão atuar na oferta de serviços durante a temporada de praia 2016. A ação é realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), em parceria com o Banco do Empreendedor, o Procon e o com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Sob a coordenação da Superintendência de Desenvolvimento Turístico da Seden, estão sendo ofertadas oficinas em 10 municípios com tradição de temporada de praia no Tocantins. A iniciativa pretende incentivar e qualificar os comerciantes a prestarem um serviço de boa qualidade aos veranistas.  

Durante as oficinas serão ofertadas palestras sobre Linhas de Crédito e Financiamento, pelo Banco do Empreendedor, orientações sobre formação de preços e direito do consumidor, pelo Procon, além da palestra ministrada pelo Sebrae como tema “Sei Vender, Sei Atender”.

“As nossas praias constituem o elemento turístico que mais atrai visitantes ao Tocantins. Durante a temporada, em julho, chove na região Nordeste e faz frio no Sudeste do Brasil, enquanto no Tocantins, temos as condições ideias de praia. A intenção do Governo é qualificar os serviços e produtos, especialmente no que diz respeito ao atendimento ao cliente, oferecer uma praia segura e gerar mais oportunidades de negócios e renda para a população, atraindo ainda mais turistas”,  explicou o superintendente de Desenvolvimento Turístico, James Possapp.

As atividades tiveram início nessa segunda, 2,  e se estendem até a próxima sexta-feira, 6, nas cidades de Tupiratins, Tocantinópolis, Pedro Afonso, Itaguatins, Araguacema, Araguatins, Lagoa da Confusão, Araguanã, Peixe  e Pau D’Arco.

Além desta ação, em parceria com a Ruraltins e prefeituras municipais, será ofertado o curso de “Elaboração de pratos à base do pescado”, que consiste em transformar a carne de peixes em produtos mais elaborados e diferenciados, como filé de peixe, linguiça, quibe, "fishburguer", almôndegas, entre outros. O curso será de 32 horas/aula, com 25 vagas, nos municípios de Itaguatins (de 16 a 20 de maio); Lagoa da Confusão ( de 23 a 27 de maio) e Pedro Afonso (de 06 a 10 de junho).

A alta temporada de praias no Tocantins acontece, mais efetivamente, no mês de julho, em municípios às margens dos principais rios do Estado, como o Araguaia e Tocantins, além de outras localidades.