Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Amazônia Legal. Um território que engloba os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e partes do Maranhão. Mais de 60% da extensão territorial brasileira está localizada nessa região. Terra de muitos povos indígenas, da Bacia Amazônica (maior bacia hidrográfica do mundo), terra da diversidade e há oito anos terra da cultura.

É neste pedaço de Brasil que será sediada a nona edição do Projeto Sesc Amazônia das Artes 2016, importante rede de circulação e intercâmbio da produção cultural da Região Amazônica. A maratona cultural é coordenada pelo Sesc, única instituição presente em todas as capitais da Amazônia Legal com condições técnicas de realizar um evento inovador como esse, existente desde 2007.

O projeto é dividido em dois períodos: maio e agosto. O Tocantins recebe a programação cultural de 5 a 14 de maio nas unidades do Sesc em Palmas. Neste período, os tocantinenses poderão assistir quatro apresentações musicais, quatro peças teatrais, três espetáculos de dança, uma mostra literária e uma mostra de cinema com 11 títulos regionais. Ao longo do ano, duas exposições também desembarcam em Palmas. Parte dos eventos é gratuita e parte deles tem ingressos a preços simbólicos, com valor máximo de R$ 8.

 “É importante conhecermos essa produção tão próxima fisicamente e ao mesmo tempo tão longe em termos de oportunidade. O Sesc concentra esforços em difundir a produção desta região e cria um novo eixo de circulação. Novas oportunidades se abrem para o artista e para o público”, analisou a coordenadora de Cultura do Sesc Tocantins, Ana Isabel Friedlander.

Além dos estados citados acima, o Piauí integra o projeto como convidado, devido a sua proximidade geográfica e a identificação social e cultural com os demais estados vizinhos. No Amazônia das Artes, 100% das atrações é produzida e apresentada por artistas nascidos ou que moram nestes 10 estados. Do Tocantins, irão circular pelas unidades do Sesc: Irineu de Palmira e Banda (música), André Araújo e Roberto Giovannetti, diretores dos filmes Labirinto de Papel e Ouça-me (cinema) e Ciro e Venes (literatura).

“Os estados que vão receber Irineu de Palmira e sua Banda vão ser agraciados pelo timbre maravilhoso do músico, além das temáticas variadas abordadas, reforçando o trabalho autoral que tem espaço garantido aqui no Sesc”, pontuou a promotora em Música do Sesc Tocantins, Veridiana Barreto.

“Esta edição da mostra de cinema torna perceptível a evolução da produção audiovisual na Região Amazônica, destacando a crescente profissionalização e diversificação de tudo o que é produzido. Conseguimos emplacar dois filmes tocantinenses e destaco o intercâmbio que teremos no dia 14, com um bate-papo entre os diretores tocantinenses e a mato-grossense Marithê Azevedo, diretora do filme Licor de Pequi”, lembrou o promotor em Cinema do Sesc Tocantins, Tácio Pimenta.

A mostra “Diálogo em Quadrinhos”, que apresenta as tiras de Venes e os quadrinhos de Ciro não estará por aqui durante o evento. Devido a um intercâmbio com o Sesc Mato Grosso, a Galeria Sesc de Artes vai receber a exposição “Poesia Para Cantar”, uma nova forma de expressar a poesia, se utilizando da música, das imagens e das sensações.

A apresentação de Irineu está marcada para o dia 5 de maio, 20h, no Teatro Sesc Palmas. O bate-papo entre os cineastas será no dia 14, após a sessão das 19h, no CineSesc Palmas. “Poesia Para Cantar” está montada entre 5 de maio e 10 de junho na Galeria Sesc de Artes. Ainda não há data definida para a exposição de Ciro e Venes no Sesc Tocantins. A programação completa está no site www.sescto.com.br