Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Eliane Tenório

Foto: Eliane Tenório

A pecuária leiteira é uma atividade em ascensão no Tocantins. Para estimular ainda mais este segmento, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2016), iniciou no final da tarde desta quinta-feira, 5, a esgota (preparo das vacas para o torneio leiteiro). A previsão é que seis animais participem do torneio que conta com a participação de diversos municípios tocantinenses.

O Torneio Leiteiro acontece todos os anos, durante a Feira no Centro Agrotecnológico de Palmas com objetivo de estimular o crescimento da pecuária leiteira no Tocantins. O evento é uma iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), por meio da Diretoria de Políticas para a Pecuária.

A fase de esgota é o preparativo inicial das vacas, colocando todos os animais em condições de igualdade, sem leite armazenado nas mamas. Após 12 horas, se inicia a primeira retirada do torneio leiteiro.

Durante a competição, os animais passam por teste de ordenhas sendo realizadas em seis etapas por vaca, até o próximo sábado, 7. Serão premiadas a três primeiras colocadas, as que mais produzirem leite, sendo duas categorias de vacas (adultas e primárias – animais de primeira cria).

Segundo a diretora de Políticas para a Pecuária, Érika Jardim, a prova de ordenha é um incentivo para os produtores. "Com isso, pretendemos estimular a produção de leite, fortalecendo a cadeia produtiva para aumentar a produção e consumo no Estado", enfatizou.

Pavilhão da Pecuária

Também estão em exposição, no Pavilhão da Pecuária, animais de corte e leite de alto padrão genético, produzido nos métodos Inseminação Artificial de Tempo Fixo, Fertilização Invitro e Transferência de Embrião.