Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O leilão de gado da 12ª Bahia Farm Show terá como destaque as raças zebuínas Nelore e Guzerá; as raças europeias Angus e Aberdeen Angus e seus cruzamentos industriais. Esses animais são conhecidos pela longevidade, fertilidade e precocidade, principais características obtidas através de melhoramento genético. Organizado pela Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia – Acrioeste - o leilão será realizado no penúltimo dia da Feira, 27 de maio (sexta-feira), a partir das 14h e contará com um público estimado em cerca de 500 pessoas, entre compradores e criadores do oeste da Bahia e estados vizinhos.

Serão ofertados 500 animais entre bezerros machos e fêmeas para cria, recria e engorda, além de algumas novilhas prenhas. Os animais são provenientes de diversos municípios da região Oeste da Bahia, que segue em constante expansão no que se refere a pecuária. Conforme os dados da Acrioeste, hoje o Oeste baiano possui um rebanho estimado em mais de dois milhões de cabeças, com ênfase para o gado de corte.

Para o presidente da instituição, Stefan Zembrod, é importante também mostrar ao produtor rural a importância da união entre a agricultura e a pecuária. “A integração entre os sistemas de produção é possível com pouco investimento e o produtor não precisa deixar sua cultura. Ele pode usar a pecuária durante a seca, como uma 'safrinha', aproveitando ao máximo o resíduo da agricultura”, destaca.

“O oeste da Bahia hoje utiliza o que há de mais moderno nas técnicas de melhoramento genético e caminha de igual para igual com o restante do país. Fazemos cruzamento industrial com as principais raças européias, com destaque para a Angus, visando principalmente a precocidade, salienta José Maria de Albuquerque, vice-presidente da Acrioeste e criador há mais de uma década. Segundo Albuquerque, que é proprietário da Fazenda Timbós, no município de Formosa do Rio Preto, o leilão contará com lotes padronizados, de animais com diferencial genético, que proporcionarão aos compradores um alto desempenho em ganho de peso e muita precocidade no acabamento da carcaça.

O leilão da Acrioeste é tido como uma importante vitrine para a pecuária do oeste da Bahia, que vem apresentando um crescimento significativo, principalmente quando se trata do alto padrão genético dos animais. Além de uma grande oportunidade de negócios para os criadores de todo o país. A estimativa aproximada de faturamento do leilão durante a Bahia Farm Show é de R0 mil, e como já é tradicional, o valor total arrecadado com o serviço de bar do evento será revertido para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município de Luís Eduardo Magalhães.

A Bahia Farm Show é realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) com o patrocínio do Banco do Brasil, Bradesco, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Desenbahia, Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, Santander, Senar/Faeb, Governo do Estado e Governo Federal.