Com data confirmada para 2 de junho, véspera de encerramento da Bahia Farm Show 2017, o leilão de gado de corte da Associação dos Criadores Gado Oeste da Bahia (Acrioeste) é uma atração à parte na programação da maior feira de negócios e tecnologia agrícola do Norte/Nordeste do Brasil. A partir das 15 horas da sexta-feira, 2, criadores e convidados da região oeste da Bahia e de outros estados poderão conhecer e arrematar os mais de 500 bezerros, bezerras, garrotes e novilhas das raças zebuínas Nelore e Guzerá e das raças europeias Angus e Aberdeen Angus e seus cruzamentos industriais. Todos com alto padrão genético, excelente procedência, e em condições facilitadas de pagamento.
O presidente da Acrioeste – Stefan Zembrod chama a atenção para a excelência do gado produzido pela região. “O oeste possui oferta de boas terras, o que tem atraído grandes empreendimentos agropecuários, além de ser reconhecido nacionalmente pela qualidade dos bezerros que produz, estes animais abastecem os confinamentos de várias partes do Brasil”, destaca.
Para ele, a pecuária regional tem avançado, graças, principalmente, ao incremento da integração lavoura/pecuária e ao aumento da matéria-prima para a engorda, abundante no oeste da Bahia.
A coordenadora geral da Bahia Farm, Rosi Cerrato, complementa o pensamento de Zembrob, ressaltando que pecuária e agricultura precisam caminhar lado a lado para obter melhores resultados e ganhos. “Entendemos que a Bahia Farm Show é um espaço estratégico, muito visitado e de grandes referências do segmento do agronegócio, e o leilão torna-se uma vitrine importante para o criador do oeste mostrar o excelente nível do plantel aqui existente. Nossa meta, com o evento, é fortalecer a pecuária regional e promover o incremento da economia”, diz.
A região Oeste da Bahia possui um rebanho estimado em dois milhões de cabeças, com ênfase para o gado de corte. A raça predominante é a Nelore, e em menor escala, a Guzerá e o gado de leite, segundo dados da Acrioeste. A criação de gado de corte em escala comercial ganhou força no final da década de 20, quando a pioneira no ramo, a Companhia Sertaneja Agropastoril se instalou em Barreiras (BA), em 1.928, e iniciou as atividades de compra e venda.
A Bahia Farm Show é organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia, Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda. (Assomiba) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.