Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Nathan Daems (Saxofone Tenor), Bart Vervaeck (Guitarra) e Lieven Van Pee (Baixo) sobem ao palco no dia 24 de maio, a partir das 20 horas

Nathan Daems (Saxofone Tenor), Bart Vervaeck (Guitarra) e Lieven Van Pee (Baixo) sobem ao palco no dia 24 de maio, a partir das 20 horas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Nathan Daems (Saxofone Tenor), Bart Vervaeck (Guitarra) e Lieven Van Pee (Baixo) sobem ao palco no dia 24 de maio, a partir das 20 horas Nathan Daems (Saxofone Tenor), Bart Vervaeck (Guitarra) e Lieven Van Pee (Baixo) sobem ao palco no dia 24 de maio, a partir das 20 horas

O renomado trio de jazz belga composto por Nathan Daems (Saxofone Tenor), Bart Vervaeck (Guitarra) e Lieven Van Pee (Baixo) sobe ao palco no dia 24 de maio, a partir das 20 horas, no auditório do Tribunal de Justiça, em Palmas. O concerto, com entrada gratuita, é apresentado pela Embaixada da Bélgica, a convite do Governo do Tocantins - por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden).

O show foi oferecido gratuitamente pela Embaixada ao Tocantins, reforçando as importantes relações internacionais que o Estado constrói. “O governador Marcelo Miranda tem aprofundado as relações comerciais com a Bélgica, principalmente para nossos produtos oriundos do agronegócio. Estreitar também as relações culturais aprofunda as relações de amizade e cooperação entre Brasil e Bélgica, tendo o Tocantins um papel de destaque”, avalia o superintendente de Desenvolvimento da Cultura, Melck Aquino.

Além de Palmas, o trio irá percorrer outras capitais brasileiras, como Belo Horizonte, no dia 21 de maio; Goiânia, dia 22 de maio; e Brasília, no dia 23.

O jazz da Bélgica é diferenciado, pois é conhecido como Jazz Manouche ou Gypsy Jazz. Django Reinhardt, o famoso padrinho mundial deste gênero, nasceu na Bélgica em 1910 e foi o primeiro a misturar o fogo da música cigana com o jazz tradicional (swing jazz). Embora a Bélgica seja um país pequeno, a cena do jazz tem grande repercussão, com músicos que continuaram a tradição de Django de uma forma contemporânea. Assim, o trio Daems, Vervaeck e Van Pee trabalha com muitos elementos para além do jazz tradicional, tocando de uma forma cativante e surpreendendo o público com o improviso.

Workshop de Jazz

Na tarde que precede o show, às 16 horas, o trio vai ministrar um Workshop para músicos do Tocantins, também no auditório do Tribunal de Justiça. As inscrições podem ser feitas por meio do endereço eletrônico http://mapa.cultura.to.gov.br/projeto/18/, a partir desta sexta-feira, 13, até o dia 21 de maio.

Para que a inscrição seja efetivada, é necessário que os interessados façam seu cadastro na plataforma Mapa Cultural (http://login.cultura.to.gov.br/login) e, em seguida, acessem a página de inscrições.

Serão disponibilizadas 30 vagas e, uma vez atingido este número de inscritos, a equipe da Superintendência de Cultura fará seleção dos inscritos, priorizando os músicos que toquem guitarra, baixo e saxofone.