Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Os profissionais das Equipes de Atenção Básica Prisional (EABP) participarão nesta quinta-feira dia 19, às 15h, de uma webconferência via Telessaúde Tocantins com o tema: Orientações sobre Hepatites Virais e População Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT) no Sistema Prisional.

Durante a webconferência serão passadas informações sobre formas de prevenção, contágio das hepatites virais e vacinação  da população privada de liberdade. Segundo o técnico da área DST/Aids, Alexandre Araripe, serão discutidos também com os profissionais as situações enfrentadas pela população LGBT no sistema prisional e como  ajustar as demandas a realidade local. “Iremos debater sobre a resolução do Ministério da Justiça que  estabelece novos parâmetros de acolhimento a membros da comunidade LGBT, que estiverem em privação de liberdade em alguma unidade prisional", afirmou.

Ainiciativa é da Área Técnica da Saúde Prisional destinada ao Grupo Condutor Estadual da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP) e as equipes de atenção básica prisional dos municípios de Araguacema, Araguatins, Arraias, Augustinópolis, Babaçulândia, Colinas, Cristalândia, Cariri, Palmas, Dianópolis, Figueirópolis, Lajeado, Lagoa da Confusão, Miranorte, Miracema, Pedro Afonso, Porto Nacional, Araguaína e Xambioá.

Dados

No Estado, foram registrados 251 casos de hepatite A em 2014. Esta forma da doença é transmitida comumente através de água e alimentos contaminados. Já sobre as hepatites B e C, formas sexualmente transmissíveis da hepatite, foram notificados 137 casos da hepatite B e 56 casos da hepatite C em 2014. No mesmo ano foram diagnosticados dois casos de hepatite D no Tocantins. Dados parciais de 2015 mostram que as notificações de hepatite A chegam a 297 casos, 96 casos de hepatite B e 39 de hepatite C. Não há casos notificados de Hepatite D em 2015.

Os interessados em participar da webconferência devem acessar o endereço: http://webconf2.rnp.br/telessaude_uft_01