Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

Para a temporada de praias de 2016 a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) fechou parceria com cinco Prefeituras para a realização do Projeto Praia Consciente, que envolve atividades de educação ambiental junto aos banhistas, turistas e comerciantes. As ações iniciam a partir do mês de junho e estendem-se até o final do mês de julho.

Para este ano as ações serão desenvolvidas nas cidades de Peixe, Pedro Afondo, Araguacema, Araguatins e Araguanã. O objetivo do projeto é principalmente o envolvimento e a  conscientização de todos na conservação do meio ambiente, em manter as praias limpas, assim evitando a contaminação do solo (areia da praia) e da água (dos rios), e pelo descarte inadequado dos resíduos gerados pelos usuários durante a temporada de praia.

Palestras, coleta seletiva, recolhimento de lixo são, segundo o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Jânio Washington, algumas das atividades previstas pela equipe técnica. “Serão distribuídos 200 tonéis para a coleta de óleo de cozinha pelas praias para que os barraqueiros possam realizar o descarte corretamente”, informou.

Parceiros

São parceiros da Semarh neste projeto as secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo; Educação; e Juventude e Esportes, além do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e outras instituições.