Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

A partir desta segunda-feira, 30, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realiza, na sala de reuniões do órgão, dois dias de capacitação para coordenadores pedagógicos que atuam na Rede Estadual de Ensino. O objetivo é implantar o Programa de Tutoria Pedagógica no Tocantins a fim de contribuir para a promoção da melhoria do processo de ensino e de aprendizagem, além da elevação do índice de desempenho dos alunos do Ensino Médio.

Na oportunidade, a Seduc recebe cerca de 30 servidores da Rede Estadual de Ensino entre coordenadores das escolas que ofertam o Ensino Médio, assessores de currículos das Diretorias Regionais de Educação do Estado (DRE’s) e técnicos da Educação.

De acordo com a Diretora de Ensino da Seduc, Noraney de Fátima de Castro, os participantes deverão contribuir com o aprimoramento do processo de aprendizagem. “Que nesses dois dias de formação possamos contribuir com esse processo e que sejamos multiplicadores de tudo o que será tratado durante a capacitação”, afirmou.

O Programa de Tutoria Pedagógica é desenvolvido em parceria com o Consórcio Brasil Central/Fundação Itaú Social. Em abril deste ano, através da 2ª reunião do Fórum dos Governadores do Brasil Central, realizada em Cuiabá-MT, o secretário Adão Francisco de Oliveira já havia demostrado interesse em desenvolver o programa no Tocantins, tendo como base a política de Educação Integral e Humanizada. 

Segundo a coordenadora do Consórcio Brasil Central, professora Sônia Dias, a proposta para os dois dias de formação é a apresentação da metodologia do programa e como será o processo de implantação no Estado. “Essa apresentação possui características específicas para cada Estado. Estudaremos cada especificidade, pois entendemos que a Tutoria Pedagógica tem muito a contribuir com a Seduc”, disse.