Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira A reunião foi realizada na sede da Seduc e contou com representantes dos seis Estados que compõem o consórcio A reunião foi realizada na sede da Seduc e contou com representantes dos seis Estados que compõem o consórcio
  • Os trabalhos foram conduzidos pela secretária de Educação de Rondônia, Aparecida de Fátima Gavioli

A Câmara de Educação do Consórcio Brasil Central se reuniu pela primeira vez durante o Fórum de Governadores da entidade, nesta quinta-feira, 2. O encontro foi realizado na sede da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e contou com a presença dos secretários de Educação do Tocantins, Rondônia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O Consórcio Brasil Central é um conglomerado de Estados das regiões Norte e Centro-Oeste, com metas econômicas e sociais para o desenvolvimento da macrorregião. O bloco é formado por Câmaras temáticas que têm como membros secretários estaduais das respectivas áreas, como, Saúde, Educação e Segurança Pública, coordenadas pelas Secretarias de Planejamento de cada Estado.

Durante a reunião realizada na Seduc, os chefes das Pastas de Educação leram o texto-base e iniciaram o debate dos eixos de atuação e das metas de trabalho. As primeiras definições foram levadas, após o encontro, para o Fórum de Governadores do Consórcio Brasil Central, que é realizado entre os dias 2 e 3 de junho, no Palácio Araguaia.

Na abertura dos trabalhos, o secretário Adão Francisco de Oliveira comentou sobre a estruturação da política de Educação Integral e Humanizada que vem sendo implementada no Tocantins desde o ano passado. “O ser humano precisa ser formado em sua multilateralidade e nós entendemos que o esforço fundamental de uma Educação Integral e Humanizada é a redução das desigualdades socioeducacionais”, destacou.

A reunião foi conduzida pela secretária de Estado da Educação (Seduc) de Rondônia, Aparecida de Fátima Gavioli, que ressaltou a importância do momento e do alinhamento de ideias entre os gestores que compõem a Câmara. “Hoje vamos tratar da reunião do grupo de trabalho para a constituição da Câmara de Educação do Consórcio Brasil Central. Nós temos um protocolo de intenções, assinado pelos Estados que fazem parte do Consórcio, com o objetivo de dar equidade a todos os membros. Vamos debater ideias e elaborar propostas conjuntas para a melhoria da educação na região”, completou.

Ainda em fase de elaboração das normativas da Câmara, os gestores propuseram, durante o encontro, mudanças no que tange a metas iniciais, além de delinear a espinha gestora da entidade. Após aprovação dos gestores, ficou definido que a Câmara de Educação será composta da seguinte forma: Coordenação Geral e Adjunta, Secretaria Executiva e um suplente e os demais membros.

Propostas

Entre as propostas apresentadas durante o encontro, estão metas quanto à elevação das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como a redução na evasão e na distorção escolar. Inicialmente, conforme o mapa estratégico apresentado na reunião, ficou definido que a região Brasil Central deverá superar a média nacional do Ideb até 2022. Além disso, outra meta é elevar o número de jovens até 19 anos com o ensino médio concluído no mesmo período.

“Em cima da realidade de cada Estado, Vamos propor um crescimento de 10% anual de jovens até 19 anos com o ensino médio concluído. Assim respeitamos as diferenças entre os membros do Consórcio”, destacou Júlio Gregório, secretário de Educação do Distrito Federal.

Todas as propostas e alterações na base conceitual da Câmara serão encaminhadas para apreciação dos governadores dos Estados que compõem o Consórcio Brasil Central. Eles participam, até esta sexta-feira, 3, do 3º Fórum da entidade, que é realizado pelo Governo do Tocantins, em Palmas.