Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Palmas recebe nesta quinta-feira, 2 de junho e amanhã, o 3º Fórum de Governadores do Brasil Central. Os governadores do Tocantins, Goiás, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal voltam a se reunir na capital tocantinense para discutir projetos de interesse comum, com foco no desenvolvimento econômico e social dos estados que formam o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central.

A programação do fórum inicia hoje às 14h com a reunião dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Assuntos Estratégicos, membros do Conselho de Administração do Consórcio Brasil Central. O encontro de trabalho será na sala de reunião do Palácio Araguaia, em Palmas, e o objetivo é preparar a pauta de assuntos a serem deliberados pelos chefes dos executivos estaduais nesta  sexta-feira, 3. A reunião dos governadores dos cinco estados e do Distrito Federal tem início às 10h no Ahãdu Eventos, com entrevista coletiva.

Segundo o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, David Torres, que coordena os trabalhos do fórum no Tocantins, a pauta que será discutida pelos gestores contempla os setores da segurança pública, saúde e educação com os seguintes temas: Segurança em Fronteiras; Combate ao Crime Organizado; O Novo Gangaço; Cooperação Interfederativa; Entrega do Plano de Educação Integral para o Brasil Central; Apresentação do Programa Universidade Corporativa do Tocantins; Apresentação da Ferramenta de Combate ao Aedes Aegypt; Incentivos Fiscais entre outros assuntos.

Participantes

Além do secretário de Estado do Planejamento e Orçamento do Tocantins David Torres e da subsecretária de Planejamento e Orçamento do Tocantins, Regina Martins; também participarão da reunião preparatória os gestores: Secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal, Leany Lemos; Secretário de Planejamento e Gestão de Goiás, Thiago Melo Peixoto da Silveira; Secretário de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; Subsecretário de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul, Jader Rieffe Julianelle Afonso; Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão de Rondônia, George Braga, dentre outros convidados.

Brasil Central

O Fórum de Governadores Brasil Central propõe ações para o desenvolvimento econômico e social das unidades federativas do Centro-Oeste, Tocantins e de Rondônia.