Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

A Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016 chegará ao Tocantins no próximo sábado, 11. O símbolo dos Jogos Olímpicos percorrerá mais de 300 cidades das cinco regiões do Brasil e finalizará seu percurso no Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto. Durante esse período, o símbolo dos jogos vai passar pelas mãos de 12 mil condutores, incluindo 300 funcionários dos Correios – que participam de todo o percurso como Operadores Logísticos do Revezamento da Tocha Rio 2016.

Em Palmas/TO, seis servidores dos Correios foram escolhidos para conduzir a tocha. Um deles é o carteiro Gildair de Jesus Gonçalves, destaque nas corridas de rua do Tocantins. Gildair coleciona medalhas e troféus e foi escolhido em razão de seu desempenho esportivo. “Participar do maior evento esportivo do mundo é uma grande honra e tenho certeza que esse momento ficará para sempre em minha lembrança. É uma imensa felicidade conduzir a Tocha Olímpica que representa o símbolo de união entre os povos”, ressaltou o carteiro.

Além de Gildair, conduzirão a Tocha Olímpica os servidores: Bruno Henrique Sales, Dario Carvalho Moreira, Mirian Pereira da Silva, Paulo Cesar Monteiro e Raimundo Ribeiro Guedes.

Logística

Os Correios é o operador logístico oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Selecionada em um processo de concorrência internacional, a estatal repete a experiência bem sucedida da operação logística dos Jogos Pan Americanos de 2007 do Rio de Janeiro, quando ficou encarregada de todo o transporte e montagem da estrutura da competição —  foi a primeira vez no mundo em que uma empresa de correios realizou uma atividade do tipo.

Rio 2016 em números

Considerado o maior evento do planeta, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 exigem uma logística complexa. Para preparar e montar os palcos por onde passarão quase 15 mil atletas de 205 países, em quatro regiões do Rio de Janeiro, serão movimentados 30 milhões de itens. A área de armazenagem é de 100 mil metros quadrados, divididos em três armazéns, o equivalente a 12 campos de futebol. Ao total, mais de duas mil pessoas estarão envolvidas com a operação logística por parte dos Correios.