Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Pedro Barbosa

O governador Marcelo Miranda se reuniu em audiência com o presidente da República interino, Michel Temer, realizada no Palácio do Planalto, na manhã desta quinta-feira, 9, em Brasília (DF). Os deputados federais Lázaro Botelho, César Halum, Josi Nunes e Dulce Miranda, além do chefe do Escritório de Representação do Estado em Brasília, Renato de Assunção, acompanharam o governador na reunião.

A renegociação das dívidas dos estados com a União, assunto recorrente em diversas reuniões entre governadores e ministros nos últimos meses, foi discutida com o presidente interino devido à importância da aprovação da medida para a recuperação econômica dos estados. “Discutimos a questão das dívidas dos estados, falamos sobre a demanda do Tocantins junto ao BNDES [Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social] e reforçamos o pedido de aprovação da medida. Levamos, ao presidente, as pendências que apresentamos também aos ministros da área econômica, para reforçar as nossas prioridades com o governo federal”, pontuou o governador.

O apoio político da bancada do Tocantins também foi um dos destaques na audiência. “Apresentamos parte da bancada do Tocantins na Câmara dos Deputados e mostramos que estamos convencidos de que devemos estar juntos. Eu vejo o Presidente Michel Temer determinado a dar uma nova forma ao nosso país”, enfatizou o governador Marcelo Miranda ao fim do encontro.

Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão

O grupo foi recebido também pelo ministro do Orçamento Planejamento e Gestão, Dyogo Oliveira. O governador Marcelo Miranda reforçou os pedidos que já haviam sido apresentados, ontem, na Casa Civil e na Secretaria Geral de Governo, sobre recursos para projetos de infraestrutura no Tocantins, que já estão em andamento com o governo federal.

Na reunião de hoje, a obra da ponte de Porto Nacional foi a principal demanda defendida pelo governador e pelos parlamentares. As dificuldades enfrentadas pelos produtores de grãos da região e os transtornos causados pelo desvio de rota, que passa pela área urbana de Palmas, foram argumentados para mostrar urgência da obra. “O Tocantins cresce cerca de 2% ao ano, mais que a média dos demais estados e qualquer investimento de capital na nossa infraestrutura tem efeito multiplicador para o país”, destacou o governador.