Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Giro8 Cia. de Dança desembarca no Tocantins neste final de semana com o espetáculo ((Entre)) o Eu e o Mundo. O espetáculo será apresentado nesta sexta (10/6), às 16h30 e às 20h, no Teatro do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - Campus Gurupi; e em Palmas, neste sábado (11/6), às 18h e às 20h, no Teatro Sesc Palmas. Em abril, a companhia esteve em turnê pela Europa, passando por Portugal e pela Espanha, onde apresentou o mesmo espetáculo. Com direção de Joisy Amorim, a coreografia de dança contemporânea aborda as diferenças entre os homens que os tornam mais comuns do que imaginam. Em Gurupi, não é necessário retirar convites para assistir a apresentação e em Palmas os convites podem ser retirados no Injoy - Espaço Livre de Artes ou 1h antes das sessões na bilheteria do Teatro Sesc Palmas, se não estiverem esgotados.

((Entre)) o Eu e o Mundo é a segunda coreografia do repertório da Giro 8, que estreou em 2011 com Retrato em Preto e Branco. A história da criação é pano de fundo da obra. No palco, dez bailarinos se revezam para narrar em movimentos momentos da origem da vida. De acordo com a coreógrafa, a segunda montagem é uma continuidade do processo de criação da primeira. Retrato já havia feito uma carreira bem-sucedida dentro e fora do Brasil, com passagem pelo Festival de Dança de Almada, em Portugal.

“((Entre)) o Eu e o Mundo consolida características da companhia. Mas é um trabalho de evolução de linguagem. A ideia, quando falamos de continuidade, é mostrar que o trabalho cresceu mantendo suas características coreográficas próprias”, explica Joisy Amorim. Na concepção do espetáculo, segundo a coreógrafa, há possibilidades de incontáveis experiências. Entre as dualidades que a companhia tem intenção de explorar estão o desejo e o concreto, o real e o irreal, incitando a descoberta de que na verdade tudo e todos são diferentes.

A Giro8 Companhia de Dança nasceu em 2011, em Goiânia, atualmente está sob a direção geral de Elaine Cruz e direção artística e coreográfica de Joisy Amorim. Com o objetivo de contribuir com o fomento da arte no Estado de Goiás, a Giro8 conta com uma equipe de grandes profissionais, vem formando bailarinos e aprofundando a produção artística estética da Companhia.  Se caracterizando como um grupo de continuidade, aGiro8 trabalha ao longo do ano com atividades frequentes e uma agenda de apresentações bastante expressiva. Entre os bailarinos que compõem a coreografia estão Ana Carolina Reis, Isabela Baiocchi, Isabel Mamede, Jader Chaves, Marianna Lovi, Yasmin Daher e Thais Kuwae.