Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Manoel Junior

Teve inicio na manhã desta terça-feira 14, em Pamas, o Seminário de Sensibilização ao Pró-Genética. O evento está sendo promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e Instituto de Desenvolvimento Rural do estado do Tocantins (Ruraltins). O objetivo Seminário é trazer informações para os pequenos produtores rurais, visando implantar o Programa Pró​-​Genética no Tocantins.

O evento terá continuidade no período da tarde, das 14h às 18h​,​ e segue na quarta-feira, 15​, ​com uma visita técnica na Fazenda Santo Ângelo, município de Aparecida do Rio Negro.

A partir do evento serão planejadas ações para aproximar produtores rurais que precisam adquirir touros geneticamente melhorados dos produtores dos touros, apoiando a comercialização entre os interessados, com finalidade de melhorar a genética dos rebanhos no Estado.

Seminário

Já no primeiro momento do seminário o palestrante e gerente do escritório técnico da ABCZ, ​​Luiz Fernando Salim destacou a importância do papel da extensão rural para obter êxito na implantação do programa. “O aspecto mais importante é valorizar o papel do extensionista rural, o trabalho que ele faz para transformar a realidade do pequeno produtor rural utilizando a genética melhorada do rebanho zebuíno para chegar à melhora genética dos rebanhos”.

De acordo com a ​diretora de Pecuária da Seagro, Érika Jardim, O programa Pro-Genética existe n​o​ Brasil desde 2014. É uma ação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) juntamente com a ABCZ e contando com a importante parceria de estados e municípios. “O Pró Genética é uma proposta nova no Tocantins, o governador Marcelo Mirada tem solicitado programas para inclusão dos produtores rurais do ​Estado. Já existem algumas propostas e o Pro-Genética vem se somar a esses programas que trazem para os pequenos produtores rurais a melhoria de seus rebanhos”, afirma Érika Jardim.  “No final do processo as ações trazem benefícios como melhora da renda do pequeno produtor rural, fazendo com que se sinta inserido no processo produtivo e sinta orgulho de ser um agricultor familiar”, disse.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Pedro Dias, ​​falou da importância extensionista rural já que é esse profissional quem está diretamente ligado ao pequeno produtor rural e pediu apoio das instituições para cumprir este papel. “A escolha dos produtores que podem fazer parte d​o​ programa. Conhecemos a realidade da pecuária tocantinense e vamos trabalhar. Vamos trabalhar para atender a todos os pequenos pecuaristas levando as ações a aqueles que precisam melhorar seus rebanhos”, disse Pedro Dias.

Ainda no período da manhã o engenheiro agrônomo da Emater/MG, José Alberto Ávila Pires contou das experiências e do desenvolvimento do Pró-Genética no estado de Minas Gerais. 

À tarde, a partir das 14h, serão realizadas oficinas de debate e esclarecimentos sobre o papel das Instituições Estaduais para implantar o Programa Pró-Genética para os produtores rurais do Tocantins e o planejamento de ações para definir os municípios, e possíveis datas, onde deverão ocorrer as Feiras de Touros.

O Seminário está sendo coordenado pela Seagro e Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e Instituto de Desenvolvimento Rural do estado do Tocantins (Ruraltins).

Programação

Tarde

14h – Oficina de Planejamento das Ações Estaduais - Sebrae

Quarta-feira, 15 de junho – Manhã

8:30h –  ​Visita a campo na Fazenda Santo Ângelo, município de Aparecida do Rio Negro ​- saída da Seagro às 7h30.