Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A segunda atração da mágica jornada de encanto cultural da Aldeia Jiquitaia – Mostra Cultural do Sesc Tocantins é a exposição individual “Paisagem Fragmentada – Xilogravuras e Desenhos” de André de Miranda, do Rio de Janeiro. A abertura da exposição será às 19h dessa quinta-feira, dia 16 de junho, na Galeria de Artes do Centro de Atividades Sesc Palmas, localizado na 502 Norte, na Capital. A exposição ficará aberta à visitação pública no período de 16 de junho a 16 de julho. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

A exposição é composta de 30 obras, sendo 15 xilogravuras e 15 desenhos na técnica tinta china, expostas de maneira convencional em passe-partout, medindo em média 40x45cm cada peça. “A cada viagem, em cada lugar que conheço, faço questão de conhecer primeiro o centro histórico. Muitas gravuras e desenhos são pequenos fragmentos de tudo que já vi e pesquisei”, afirmou o artista.

“Suas xilogravuras e desenhos evocam a presença dos casarões de outrora e os coloca frente à frente com a sua melancólica impermanência. Os sulcos gravados na madeira são impressos e geram imagens que delimitam janelas de onde é possível avistar os prédios novos ao longe, como se fossem lápides tumulares da velha arquitetura. São fragmentos desse caleidoscópio que é a paisagem urbana”, ressaltou Manoela dos Anjos Afonso, mestre em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná.

O artista

Natural do Rio de Janeiro, Capital, onde nasceu em 1957 e reside atualmente, André de Miranda iniciou sua carreira em 1975 na Academia de Arte e Cultura Elzira Amábile (RJ). Estudou desenho e pintura e iniciou seus trabalhos na xilogravura em 1978, período em que conviveu com diversos artistas, entre eles, Augusto Rodrigues, Frank Schaeffer, Teixeira Mendes, Tilde Canti, Marcelo Soares, e J. Borges. Estudou ainda desenho de artes gráficas e desenho de propaganda. No seu currículo, consta a participação de diversas exposições individuais e coletivas.

A Aldeia Jiquitaia – Mostra Cultural do Sesc Tocantins está repleta de atrações nas mais variadas áreas do fazer artístico. A mostra oferece espetáculos teatrais, dança, cinema, exposições, oficinas e intervenção urbana. Toda a sua programação está disponível no www.sescto.com.br.

Em sua nona edição, a Aldeia Jiquitaia acontece de 15 a 25 de junho no Centro de Atividades do Sesc Palmas (502 Norte), no Parque Cesamar e em Taquaruçu. A entrada é gratuita para todas as atividades.