Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Avançam as negociações para execução do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Tocantins (Prodetur). Para tratar do assunto, o governador Marcelo Miranda recebeu na tarde de terça-feira, 14, o diretor-executivo do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Por meio do programa, serão feitas melhorias na infraestrutura da região do Jalapão, fortalecendo o desenvolvimento turístico e do agronegócio.

De acordo com o governador, o Prodetur é um grande projeto para o Estado e vai impulsionar o turismo, fomentando a integração do Tocantins com toda a região do Matopiba (formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). “O Tocantins será definitivamente interligado ao Piauí, ao Maranhão, à Bahia e com isso vamos dar um passo muito importante em desenvolvimento socioeconômico. E eu vejo que essa será uma das grandes obras do governo Marcelo Miranda”, destacou.

O diretor-executivo do CAF no Brasil, Victor Rico, destacou que ainda nesta semana, os termos e condições que compõe a operação de financiamento do Prodetur serão encaminhados ao governador. “Os recursos existem e nós já estamos em um passo muito importante: o da aprovação dos termos que resultaram na minuta que será assinada entre o CAF e o Governo do Estado do Tocantins.”

O Prodetur, iniciado em 2008 no Estado, foi retomado agora pelo governador Marcelo Miranda. Os recursos atenderão a região do Jalapão, especialmente com obras de pavimentação asfáltica. Em fevereiro deste ano, representantes do CAF estiveram no Tocantins e, desde então, além da elaboração do termos técnicos que subsidiaram a assinatura do contrato, foi concluída a avaliação técnica realizada pela instituição financeira.

Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Sérgio Leão, a boa noticia é que a carta consulta já está sendo preparada para assinatura do empréstimo. “A partir de agora já podemos desenvolver os projetos de licenciamento ambiental e também o procedimento licitatório para execução da obra. Cerca de 200 quilômetros de rodovias na região do Jalapão serão pavimentados. A ideia é contemplar, inicialmente, a TO-030, a TO-110 e a TO-247”, comemorou. 

Turismo

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandre de Castro, com um investimento de US$ 120 milhões, as obras irão fomentar o desenvolvimento do turismo. “Para nós do Estado, é uma porta que se abre para que possamos, de maneira consciente, programar a expansão do turismo e todas as atividades ligadas ao setor. Ao darmos infraestrutura de acesso, tanto para investimentos e usuários, temos resultados imediatos”, explicou.

Na ocasião, o governador Marcelo Miranda ainda lembrou da defesa que fez, no recente Fórum do Brasil Central, realizado em Palmas, de um projeto integrado para o setor. “Nós temos que integrar o Jalapão com todos os estados”, pontuou.

Prodetur

O Prodetur é vinculado ao Ministério do Turismo e tem como proposta fortalecer a Política Nacional de Turismo, alinhando os investimentos regionais, estaduais e municipais a um modelo de desenvolvimento turístico nacional. A intenção é gerar empregos e diminuir as desigualdades regionais.

No Tocantins, o Prodetur tem como objetivo promover a indústria turística como um motor para o desenvolvimento do Estado. Em particular, além do apoio integral à indústria turística, é destacável o impacto no desenvolvimento dos municípios de Novo Acordo, São Félix, Mateiros, e Ponte Alta, pertencentes à região do Jalapão, com forte potencial para a exploração turística.