Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A Câmara de Palmas realizou sessão especial nesta quarta-feira, 15, em alusão ao Dia Internacional de Enfrentamento Contra a Violência à Pessoa Idosa. O evento debateu os diversos tipos de violência, físicas ou psicológicas, que atingem o cidadão na terceira idade.

A sessão foi presidida pelo vereador Hiram Gomes (PSDB) que destacou que a violência contra o idoso deve ser uma reflexão de toda a sociedade. O evento contou com um público formado por estudantes da UMA – Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins, além de representantes do Ministério Público Estadual e do Conselho da Pessoa Idosa.

Em discurso na tribuna da Câmara, a presidente do Conselho da Conselho da Pessoa Idoso, Simone Fontenele, enfatizou que envelhecer com saúde, segurança, alimentação saudável e tranqüilidade é um direito humano fundamental que, infelizmente, vem sendo violado.

A presidente alertou para o cenário de agressões  à pessoa idosa no Tocantins, elencando estupros, ameaças e lesão corporal entre os mais freqüentes tipos de violência que acometem os idosos do estado.

Já o vice-coordenador da UMA, professor Dr. Luiz Sinésio, apresentou um dado alarmante. Palmas, de acordo com ele, é a capital brasileira campeã em taxas de mortalidade por agressões em idosos.

E a violência, conforme o professor, é praticada no seio da família. São os filhos, noras e netos os principais agressores dos idosos.

Parque do Idoso

Os idosos aproveitaram a sessão para cobrar a implementação de políticas públicas para beneficiar a categoria. Entre elas, a redução da gratuidade do transporte coletivo urbano para idosos a partir dos 60 anos de idade independente de aposentadoria.

Outra reivindicação é a estruturação do Parque do Idoso, inaugurado pela Prefeitura de Palmas em dezembro passado mas que não teria condições de funcionamento.

O presidente da Câmara Municipal de Palmas, Rogério Freitas (PMDB),  ressaltou que manter o Parque o Idoso funcionando é uma responsabilidade da prefeitura. No entanto, o PPA- Plano Plurianual e Orçamento/2016 foram modificados, retirando os recursos da Secretaria de Ação Social para a atenção ao idoso.

Milton Neris (PP) acrescentou que o orçamento ainda previu 30% para remanejamento. Contudo, priorizou a doação de um milhão de reais para o filme da Cleo Pires e em vez de destinar à política para os idosos. “Um milhão na UMA, na política para os idosos seria mais importante para esta cidade”, disse.

Os vereadores Claudemir Portugal (PRP), Jucelino Rodrigues (PTC), Joel Borges (PMDB), Gerson da Mil Coisas (PSL), Felício Costa (PTB), Lúcio Campelo (PR) e Júnior Geo (PROS) também discursaram durante a sessão.  Defenderam o combate à violência contra os idosos e o fortalecimento de políticas públicas e ações visando uma melhor qualidade de vida para a terceira idade.