Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O deputado federal Carlos Gaguim (PTN), acompanhado de sua esposa Rose Amorim, tornou público o apoio à futura candidatura de Raul Filho (PR), à Prefeitura de Palmas/TO. O parlamentar refletiu sobre a luta dos pioneiros na história do Tocantins, e destacou toda a trajetória de Raul Filho - desde a constituição do Estado até sua gestão de 2005 até 2012 – contribuindo com o desenvolvimento econômico e humano de Palmas e justificou ser esse o principal motivo para adesão ao projeto.

“Eu me sinto orgulhoso em ajudar Palmas, sou apaixonado por essa cidade. Estou apoiando Raul Filho, porque em seus dois mandatos na Prefeitura de Palmas, ele, administrou com humanidade. Soube distribuir os investimentos entre todas as áreas, valorizando o cidadão. Foi campeão em Educação, Saúde e Habitação. Certamente, em uma segunda oportunidade como prefeito de Palmas, vai surpreender com mais trabalho e dedicação. Essa expectativa se apoia em sua história e experiência administrativa”, declarou Gaguim.

Gaguim lamentou a queda nos investimentos na cidade, pelo atual prefeito Carlos Amastha (PSB), candidato à reeleição. O deputado federal, disse que não acredita na política adotada pelos secretários da atual gestão, que, segundo ele, em sua maioria, são importados de outros estados, para decidirem questões de futuro dos palmenses. “Não podemos deixar que pessoas estranhas, sem compromisso e sem amor por nossa Capital, Estado e nossa gente, cheguem aqui e tirem o direito de quem passou dificuldades para que Palmas se tornasse o que é hoje. Temos o dever de respeitar esses, que são os verdadeiros pioneiros”, defendeu o parlamentar.

O deputado Gaguim falou ainda sobre os projetos que a atual gestão faz alarde e que não saem do papel, inclusive estando embargados pela justiça. Ele caracterizou o projeto BRT (Bus Rapid Transit), de “mirabolante” - devido os entraves e fraudes de dados que o tornaram inviável para Palmas. “Vamos recuperar esses investimentos para o BRT. Construir um projeto de acordo com as necessidades que Palmas e que não onere tanto para os quem depende do transporte público”, planejou.

O senador Vicentinho Alves, presidente regional do Partido da República (PR), considerou a chegada de Gaguim ao grupo como um grande reforço na luta para recuperar a estabilidade da Capital. O senador afirmou que Raul Filho, sendo candidato e posteriormente eleito prefeito de Palmas terá uma grande responsabilidade: a de conduzir esse grupo de renomados ativistas da política tocantinense. “Nossa caminhada já está desenhada e é com Raul Filho prefeito de Palmas. Essa união vai contagiar outros líderes. Em breve teremos outros que vão aderir ao projeto e caminhar com Raul”, antecipou Vicentinho, adiantando e dando pistas do próximo que deve aderir a este projeto. “Um deles, já teve votação expressiva na Capital”, revelou.

Cobranças para ações humanistas em Palmas não faltaram no discurso do senador republicano. “O Amastha deve tirar a mão do bolso do povo”, expressou Vicentinho Alves.

Presente no evento, o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade (PSDB), também apreciou a formação do novo grupo e declarou afinidade. “Esse apoio do deputado Gaguim para Raul Filho não vai ficar por aí, é apenas o ponta pé inicial de união e força rumo à construção de um Estado mais justo e uma capital mais humana e mais acolhedora. Podem contar com Porto Nacional”, disse em meio a aplausos.

A presença de um dos eternos protagonistas da política tocantinense, Raimundo Boi, foi surpresa no evento. Discreto e observador, Boi não se apresentou para as primeiras fileiras e preferiu misturar-se aos assentos em meio ao público. Acompanhou todos os discursos, recebendo sempre os créditos pela tão lembrada história tocantinense.

O deputado federal Vicentinho Junior (PR), enalteceu a presença do ex-governador Raimundo Boi e classificou a chegada de Carlos Gaguim como o expoente que atrairá muitos líderes para o novo grupo. “Belíssima parceria se inicia hoje, um dos passos para um grande projeto”, definiu.

Por fim, o apelo para reconstruir Palmas com respeito e responsabilidade foi a voz feminina representada pela suplente de deputada estadual, Solange Duailibe (PR).  “Já está disseminado um sentimento. Por onde temos andado o clamor é grande, o povo reconhece o grande trabalho da gestão Raul Filho. Seja bem-vindo deputado Carlos Gaguim”, recepcionou.

Representando a classe empresarial, Hausenclever Pettersen, organizou uma carta e fez a leitura citando autores que teorizam o desenvolvimento econômico e fez previsões de dias melhores para Palmas, com oportunidades de progresso e desenvolvimento com igualdade para todos os palmenses. Tudo isso, ligado a uma possível eleição do hoje pré-candidato à Prefeitura de Palmas, Raul Filho.

Fortalecido

O presidente Metropolitano do Partido da República, Raul Filho, classificou como honroso o apoio do deputado federal Carlos Gaguim a sua pré-candidatura à Prefeitura de Palmas. “Estou emocionado, isso aumenta a responsabilidade. Com tantas experiências na política, ainda fico surpreso pelo carinho que estou recebendo para esse projeto grandioso”, confessou.

Raul Filho iniciou seu discurso, contemplando a história política do Tocantins. A presença do ex-governador Raimundo Boi e do empresário Hausenclever Pettersen ao evento, aos quais definiu como “grandes homens dessa luta” e as manifestações de apoio recebidas emprestaram um tom nostálgico a sua fala. Ele mergulhou na história e trouxe de volta lembranças da primeira capital, Miracema até a Palmas dos dias atuais. “Essa história pesa sobre os ombros, me sinto na tarefa de continuar a construir. Todos seremos sempre os protagonistas”, declarou.

Sobre sua pré-candidatura ao Paço Municipal, Raul Filho disse ter observado o avanço de seu grupo e as pesquisas apontando para a preferência da maioria do eleitorado. “Por aclamação do povo, vamos derrotar “aquele” que nunca mereceu administrar essa cidade e que falhou com nossa gente”, garantiu ele, acrescentando que esse é um projeto de todos os palmenses e que não se reveste de vaidades pessoais.

Raul completou ainda que, o discurso de uma nova política, adotado pelo atual gestor, ao assumir compromissos de forma fácil em “palanques de campanha” resultou em virar as costas para a sociedade que o elegeu. “Ele disse que não entendia o que nós fazíamos. Hoje, somos nós que não entendemos por que ele não fez até agora”, ironizou.

A reforma tributária feita no governo Raul Filho foi um dos pontos destacados pelo ex-prefeito. “Sem extorquir a população”, definiu em poucas palavras confrontando com os gastos em exagero e ausência de políticas públicas, e os resultados pífios pelo que é arrecadado. “Diante do orçamento que essa cidade tem atualmente, é preciso um gestor que distribua essa renda mais igualitária e de forma humanista, olhando para todas as partes da cidade, e não somente no Centro. Palmas não pode pagar por um governo que preza pelo luxo e a vaidade”, concluiu.