Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Sandro Souza

Foto: Sandro Souza

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) e o Fórum Tocantinense de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem – Fetipa, realizam a partir desta segunda-feira, 20, audiências públicas em quatro municípios da região do Jalapão. O objetivo é discutir e debater o tema com as autoridades locais e comunidade em geral para firmar compromisso de prevenção e erradicação do Trabalho Infantil.

As audiências públicas começaram a ser realizadas no ano de 2013, alcançando a 46 municípios tocantinenses. Segundo a gerente de Proteção Especial da Setas, Jeisieli Paulino, as atividades tiveram início pelas cidades identificadas com um número significativo de trabalho infantil, apontado pelo Censo Demográfico do IBGE (2010).

“A equipe de técnicos da Setas e de integrantes do Fetipa analisam a situação do Município, que assina um termo de compromisso de adotar medidas que garantam a diminuição dos índices de trabalho infantil. Depois da audiência, o acompanhamento é realizado por meio de relatórios”, explicou  a gerente.

Na região do Jalapão, as cidades de Mateiros, Ponte alta do Tocantins, Lagoa do Tocantins e Novo Acordo participarão das audiências que contarão com a presença da gestora da Setas, Patrícia do Amaral. “Lutar pela erradicação do trabalho infantil é um dever de todos, principalmente da nossa Secretaria que contempla trabalho e assistência social, por isso quero acompanhar de perto as ações nestes municípios”, comentou.