Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Na manhã dessa terça-feira, (21) Pedro Afonso realizou o 2º Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado, em cerimônia realizada no auditório da Prefeitura a partir das 07h30min. O evento contou com a presença do prefeito Jairo Mariano (PDT), da secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Flávia Marson, além de outras autoridades locais e da representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no fórum, Maria Nadir Conceição Santos.

Para o prefeito Jairo Mariano, a participação de Pedro Afonso na iniciativa do Unicef contribui para nortear as ações do município em prol das crianças e dos adolescentes. “Com a participação no selo Unicef, nós temos um desenvolvimento muito forte dentro da comunidade de articulações e políticas públicas em favor das crianças e adolescentes, por meio de parcerias com diversas instituições, como as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, as escolas municipais e estaduais, o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)”, explicou o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Flávia Marson, destacou que o intuito principal do fórum foi prestar contas à comunidade das ações realizadas até o momento. “Pedro Afonso aderiu à iniciativa em 2013, com um plano de ações – apresentado no 1º fórum – até 2016. O propósito agora é mostrar às pessoas o que já foi feito, o que falta fazer, evidenciando o trabalho que tem sido realizado em defesa das crianças e adolescentes, tirando-os de situações de vulnerabilidade e proporcionando desenvolvimento e qualidade de vida”, afirmou.

A opinião dela é corroborada pela assistente social Maria Nadir da Conceição Santos, que representou o Unicef no evento, e destacou o empenho do município na iniciativa. “O selo visa incentivar políticas públicas para crianças e adolescentes envolvendo saúde, educação, assistência social, esportes e cidadania, e pelo esforço da equipe de Pedro Afonso, acreditamos que foram atingidos os objetivos, dentro daquilo que o município se propôs realizar”, conclui ela.

Selo Unicef Município Aprovado

O projeto do Fundo das Nações Unidas para a Infância tem como foco as crianças e adolescentes do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, regiões que registram maior vulnerabilidade, e visa assegurar os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Em sua última edição, que iniciou em 2013 e encerra em 2016, o Selo UNICEF Município Aprovado teve 1.745 municípios inscritos. Ao final do ciclo, aqueles que conseguem aprimorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes, recebem o selo da instituição.