Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Os estudantes das escolas estaduais que não tiverem acesso à internet poderão fazer a prova unidade escolar

Os estudantes das escolas estaduais que não tiverem acesso à internet poderão fazer a prova unidade escolar Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira Os estudantes das escolas estaduais que não tiverem acesso à internet poderão fazer a prova unidade escolar Os estudantes das escolas estaduais que não tiverem acesso à internet poderão fazer a prova unidade escolar

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 terão a oportunidade de testar os conhecimentos no segundo simulado promovido pelo Ministério da Educação (MEC). A prova será realizada na plataforma de estudos Hora do Enem e começará neste sábado, 25. Os estudantes terão até o dia 3 de julho para a realização do teste. No primeiro simulado, realizado em abril, mais de 710 mil estudantes fizeram a prova.

O teste contará com 80 questões, elaboradas no mesmo formato do Enem, de forma a permitir ao estudante da rede pública ou particular treinar para as provas oficiais que acontecem em novembro. Para participar do simulado, os interessados devem se cadastrar na plataforma de estudos oficial Hora do Enem.

Os estudantes das escolas estaduais que não tiverem acesso à internet poderão fazer a prova na unidade escolar no período de 27 de junho a 1º de julho. Após iniciar o simulado, o educando terá até quatro horas seguidas para a conclusão da avaliação. Em seguida, o aluno poderá acessar a nota, além de verificar se atingiu ou não a nota de corte do curso que pretende fazer.

Acesso ao ensino superior

A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Certificação

Outra possibilidade que o Enem oferece é a certificação do ensino médio aos participantes maiores de 18 anos que ainda não concluíram a escolarização básica.  No ato da inscrição, o candidato deve selecionar qual a instituição expedirá o certificado de conclusão entre as secretarias estaduais de educação e os institutos federais que aderiram ao processo.