Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Nova Sede da Escola Municipal Menino Jesus, situada na sede do Assentamento São Judas Tadeu Nova Sede da Escola Municipal Menino Jesus, situada na sede do Assentamento São Judas Tadeu
  • Obras em andamento da nova sede da Escola Municipal Anália Soares Rocha, no mesmo modelo da Menino de Jesus
  • A Prefeitura informou que recentemente houve a substituição de todo o mobiliário escolar e também climatização das salas de aula

A Prefeitura de Santa Rita do Tocantins encaminhou nota à imprensa esclarecendo denúncia de precariedade no transporte público e necessidade de concurso público para professor no município, feita pelo Ministério Público Estadual (MPE/TO). A Prefeitura informa reparos e inauguração de escolas no município e ainda, pontua esforços no sentido de atender os alunos com transporte escolar. 

Segundo o MPE, houve queixas de alunos com relação ao transporte escolar do município: sujeira dos ônibus, superlotação, ausência de transporte por período de até uma semana em decorrência da falta de combustível, entre outros. Para a Prefeitura de Santa Rita, mesmo com problemas, a gestão não deixa de atender os estudantes. "Mesmo diante de tamanha dificuldade a atual gestão nunca deixou de atender sua clientela de alunos, e nem os veículos sem combustível, o que faz com que a informação veiculada pelo MPE se torne equivocada". 

O MPE verificou também que há mais de 12 anos o município de Santa Rita não realiza concurso público para a área da Educação, o que resultou no elevado número de servidores contratados (cerca de 70% do total). Segundo a Prefeitura de Santa Rita, o município se encontra em processo realização de concurso publico destinado a efetivação de candidatos para cargos públicos de nível fundamental, médio e superior, com previsão de publicação do seu edital até o dia 30 de Junho de 2016, próxima quinta-feira.

Confira nota na íntegra 

1-             A foto publicada não é de nenhuma das Escolas da Rede Publica Municipal de ensino; Destacamos ainda que no dia 17 de maio do corrente ano foi inaugurada a nova Sede da Escola Municipal Menino Jesus, situada na sede do Assentamento São Judas Tadeu sendo este o único Assentamento do Estado a contar com esse tipo de Unidade de Ensino. As amplas e modernas instalações estão em total conformidade com os padrões Nacionais de Educação.

Na zona Urbana a Escola Municipal Anália Soares Rocha, todos os anos durante o período de férias escolar passa por constantes reparos em sua estrutura o que garante o seu bom estado de conservação. A secretaria também informa que recentemente foram substituídos todo o mobiliário escolar e também climatizadas todas as Salas de Aula da mesma garantindo assim um melhor qualidade de ensino. O que pode ser constatado na nota de 4.8 do IDEB onde a educação municipal obtém media superior a nacional. Ainda lembramos que estamos com obras em andamento da nova sede da Escola Municipal Anália Soares Rocha, do mesmo modelo da que já está em pleno funcionamento no assentamento São Judas, essa nova sede deverá ser entregue em até 3 meses.

2-             Sobre o transporte escolar, a atual gestão informa, que conta hoje com uma rota muito extensa e bastante complexa, uma vez que o mesmo possui malha viária rural muito extensa percorrendo diariamente mais de 900 km, e também pelo fato dos Assentamentos São Judas e Lago Verde, se encontrarem a mais de 160 km da sede do município.Mesmo diante de tamanha dificuldade a atual gestão nunca deixou de atender sua clientela de alunos, e nem os veículos sem combustível, o que faz com que a informação veiculada pelo MPE se torne equivocada.

3-             O município Santa Rita do Tocantins ainda informa se encontra em processo realização de concurso publico destinado a efetivação de candidatos para cargos públicos de nível fundamental, médio e superior. Com previsão de publicação do seu edital até o dia 30 de Junho de 2016.

Prefeitura de Santa Rita do Tocantins