Em todo o Brasil 214 cidades contam com apenas um candidato a prefeito nas eleições de 2024. De acordo com a legislação eleitoral, será considerado eleito prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos. No caso de apenas um candidato registrado, basta um voto para que seja eleito, podendo esse voto ser inclusive dele mesmo.
Das 214 cidades com candidatura única, a maioria (61%) é do Rio Grande do Sul (43), seguido por Minas Gerais (41), São Paulo (26) e Goiás (20). Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo e Roraima são os únicos estados que não têm cidades com candidaturas únicas.
No Tocantins, eleitores de sete cidades terão apenas uma opção a prefeito para votar: Abreulândia, Goianorte, Santa Maria do Tocantins, Santa Rita do Tocantins, Sucupira, Tupirama e Tupiratins. Da Região Norte o Tocantins é o estado de destaque: sete candidaturas de 11 registradas na região.
Quatro são do Republicanos, um do PT, um do PDT e um do União Brasil. A maioria dos candidatos únicos do Tocantins buscam a reeleição. Confira a seguir quem são:
Abreulândia
Em Abreulândia, o atual prefeito Manoel Moura (PT) é o único candidato a prefeito na cidade.
Goianorte
Em Goianorte, a atual prefeita Maria de Jesus (Republicanos), conhecida por Nega, é a única candidata a prefeita, buscando sua reeleição.
Santa Maria do Tocantins
Em Santa Maria, Leonardo Noleto (Republicanos) é o único candidato a prefeito da cidade.
Santa Rita do Tocantins
Em Santa Rita o único candidato a prefeito é Luciano Costa (PDT).
Sucupira
Em Sucupira o único candidato a prefeito é o atual prefeito Divino Morais (Republicanos).
Tupirama
Em Tupirama o atual prefeito Ormando Brito (Republicanos) é o único candidato a gestor da cidade, buscando sua reeleição.
Tupiratins
Em Tupiratins, Filomena Coelho (União Brasil), a Filó, busca sua reeleição, sendo a única candidata a prefeita da cidade.