Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A cultura hip hop ganha destaque, neste sábado, 2, na praça da quadra 303 norte, às 16h, em Palmas, com o Cidade Perifa – Dzarm Pro Hip Hop. O evento, gratuito, reune jovens e produtores culturais na promoção de ações que gerem o reconhecimento, a valorização e o fomento da produção hip hop do Tocantins.

A programação inclui a realização de workshops e oficinas artísticas livres; mostra de filme e videoclipes; e apresentação artística e musical. O objetivo é promover a interação entre artistas, um ambiente de debate e a ocupação de espaços públicos, principalmente, por jovens de periferia, como forma de estimular a construção de um ambiente para a cultura da paz. 

Com o tema “Pelo direito de usar boné, o evento é realizado pelo Instituto Araguaia Tocantins e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) e da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). E com parceria da Escola Estadual Criança Esperança.

A Diretora de Ação Cultural da Seden, Sabrina Fittipaldi explica que o projeto Cidade Perifa ao ocupar os espaços públicos evita que esses sejam ocupados pela marginalidade. “A Seden entende que é importante fortalecer projetos culturais que estejam envolvidos com esse público, da cultura urbana. O projeto oportuniza para a juventude o acesso à cultura, permite que os jovens possam se expressar e fazer o intercambio com outras regiões da cidade”, acrescenta.  

O projeto iniciou no dia 28 de junho, com a realização de uma oficina de produção cinematográfica, ministrada pelo diretor Caio Brettas, que buscava ensinar os participantes a identificar questionar e entender as escolhas que compõem o estilo dos diretores de cinema, sua linguagem e a forma de contar a historia.

Programação

Dia 2 (a partir das 16h)

Workshops e oficinas artísticas livres:

·              Técnicas para VJ – VJ Jefferson

·              Arte em grafite – Patrick (PRK)

·              Oficina de artes circenses - TrupeAçú

·              Dança de rua – Professor B. Boy Robson

Cine Clube Cidade Perifa:

·              Filme O Som de Lá – diretor Caio Brettas

·              Documentário Rap pelo Rap - diretor Rodrigo Fávero

·              Mostra de vídeo clipes – VJ Jefferson

Mostra artística e musical:

·              Grupo Sombras do Hip Hop

·              SDR Sujeitos de Rua

·              RAPTO - MC Tato

·              Jovi Moura