Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Washington Luiz

Mais de 400 beneficiários comemoraram o lançamento da obra de 160 apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vidas-Entidade, realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Federação das Associações Comunitárias e de Moradores do Tocantins (Facom/Conam). A solenidade ocorreu na tarde dessa sexta-feira, 1º de julho, na ALC-NO 33 HM 01, próximo à praia das Arnos, em Palmas. O Governo do Estado viabilizou a doação da área, bem como a infraestrutura da quadra. Com isto, a Facom conseguiu angariar o recurso de R$ 10.880 milhões, por meio do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) para a construção dos apartamentos. 

O presidente da TerraPalmas, Aleandro Lacerda, que representou o governador Marcelo Miranda, parabenizou as famílias beneficiadas. “Desde 2009 iniciamos este projeto, tiveram as pausas e os embates, mas graças a sensibilidade do governador Marcelo Miranda e às parcerias com as entidades, governo federal, Caixa Econômica, Assembleia Legislativa e construtora Eletrodata temos a alegria de anunciar o início destas primeiras obras. Hoje, vocês estão pisando no seu terreno e daqui a 15 meses estarão dentro da sua casa própria casa, desfrutando da vista para o Lago em uma área privilegiada de Palmas”, disse o presidente às famílias, aconselhando ainda a cuidarem do bem adquirido e preservarem para os seus filhos. 

A presidente da Facom, Veneranda Elias, convidou as famílias para conhecerem o canteiro de obras e agradeceu ao empenho do Governo do Estado e parceiros. “Graças ao Governo do Estado, que disponibilizou esta área nobre, hoje colhemos os resultados de uma luta de sete anos e isto demonstra que juntos podemos concretizar o sonho da moradia própria”, exclamou a presidente. 

Doação 

A área onde os primeiros apartamentos serão construídos compreende 109.401,75 m², divididos em seis áreas urbanas, que foram doadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Imobiliária do Tocantins (TerraPalmas), a seis instituições sociais voltadas para os movimentos de luta pela moradia. A iniciativa faz parte da política habitacional do Governo do Estado. 

Presenças 

Participaram da solenidade os deputados estaduais, o superintendente de Estado da Habitação, Rogério Spielmann, o diretor da Construtora Eletrodata Engenharia Luis Airton Leira e o secretário municipal do Desenvolvimento Urbano e Habitação, Zé Messias.