Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Tristán Pérez Martín

Chega a Palmas (TO) a peça de dança contemporânea Morder a Língua, uma coautoria dos artistas João Lima (Brasil), Anna Rubirola (Espanha) e Cecilia Colacrai (Argentina). A performance será apresentada nos dias 16 e 17 de julho, no Sesc Palmas. A turnê é viabilizada pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna 2014, do Ministério da Cultura, e também contará com apresentações em São Paulo (SP), Recife (PE), Cuiabá (MT) e Teresina (PI).

Ainda inédita no Brasil, Morder a Língua, que também conta com apoio do edital Iberescena, estreou na Espanha em dezembro de 2014 no Centro Cívico Barceloneta e, posteriormente, participou da mostra IN SITU, no Centro de Artes Santa Mónica, assim como também contou com uma breve temporada no Antic Teatre.

A peça, que nesta circulação é executada por João Lima e Cecília Colacrai, versa sobre a comunicação entre as pessoas. Minimalista, discorre sobre relações entre palavra e gesto; linguagem e movimento; coreografia e possibilidade de gerar diferentes significados.  Não há objetos de cena, mas há trilha e sonoplastia.  

 Em que medida a linguagem delimita nossa cognição e relações com o mundo? Quando tudo está dito, quais seriam os espaços dos não-ditos? O que manifesta um corpo? Quem fala? E quem escuta? Como falar do que não se nomeia? São algumas das questões elencadas pela performance.

“Em Morder a Língua, tratamos a linguagem coreográfica como uma caixa de ferramentas, propondo diferentes possibilidades de composição e leitura, privilegiando a ambiguidade e a polissemia. Esvaziar as palavras e por em valor sua potência”, comenta o grupo.

Anna Rubirola

Trabalhou como intérprete em diversas companhias da Espanha, França e Inglaterra. Entre suas criações estão Coristes (com Maria Montseny, 2011) e Dia Zero (2012). Dá aulas de dança contemporânea em diversas instituições.

www.annarubirola.wordpress.com

Cecilia Colacrai

Bailarina, criadora indepentende e professora de dança contemporânea. Trabalha em diversas companhias. Entre suas obras estão Gira (com Jorge Albuerne, 2007), Azul como uma laranja (com João Lima, 2009) e Sola? (2005)

www.ceciliacolacrai.com

João Lima

Performer, coreógrafo e professor em diversas instituições. Entre suas obras estão Norturno (2003), Involuntariamente (com Vitor Roriz e Sofia Dias, 2007), O outro do outro (2010) e Ilusionistas (Premio Klauss Vianna 2011).

www.joaolima.info

Ficha artística 

Criação: João Lima, Cecilia Colacrai e Anna Rubirola

Interpretação: João Lima e Cecilia Colacrai

Direção artística e dramaturgia: João Lima

Colaboração nos textos: Pablo Colacrai

Desenho de som: Andy Poole

Desenho de luzes: Joana Serra

Fotos e vídeos::Tristán Pérez-Martín

Agradecimentos:: Núria Bernaus, Pablo Ramirez, Mireia de Querol, Guillem Mont De Palol, El Conde de Torrefiel, Oscar Abril Ascaso e Llorenç Parra.

Duração:: 45 minutos

Morder a Língua

Local: Sesc Palmas (Quadra 502, Norte Avenida Ló 16 - Plano Diretor Norte)

Data: 16 e 17 de julho

Horário:  Dia 16 (sábado) às 20h e dia 17 (domingo) às 19h

Ingresso: R$ 20,00 inteira / R$ 10,00 meia