Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os deputados pelo Tocantins Dorinha Seabra Rezende (Democratas) e César Halum (PRB) foram à Turquia para acompanhar os Jogos Mundiais Escolares, o Gymnasiade 2016, em missão oficial representando a Comissão de Esporte da Câmara, e estão retidos em um hotel em Istambul,  onde as forças armadas tentam aplicar um golpe militar contra o governo daquele País. 

Dorinha e Halum estão acompanhados dos deputados Evandro Roman (PSD/PR), Cabuçu Borges (PMDB/AP) e Roberto Góes (PDT/AP). O retorno ao Brasil estava previsto para este sábado, 16, mas o voo foi cancelado, uma vez que o aeroporto de Istambul encontra-se fechado. A informação é que os deputados devem permanecer no hotel até que a situação seja tranquilizada. Apesar do momento de tensão, a assessoria de imprensa da deputada Dorinha informa que os parlamentares estão bem e recebendo toda a assistência necessária da Embaixada Brasileira, com o embaixador Paulo França.

Atletas 

Em relação aos atletas brasileiros que participam dos Jogos Mundiais Escolares, a delegação se encontra na cidade de Trabzon, localizada a 900km de Istambul. Segundo informações da Confederação Brasileira de Desporto Escolar, não há manifestações na cidade e os atletas estão em local seguro.