Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Evandro Rodrigues

Foto: Evandro Rodrigues

A adesão integral ao desligamento das bombas no período diurno, pelos irrigantes do rio Urubu, em atendimento ao Acordo da Medida Emergêncial para recuperação da vazão dos rios da Bacia do Rio Formoso, firmado entre o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), representantes do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Formoso (CBH do Rio Formoso) e da Associação dos Produtores do Vale do Rio Urubu (Avau), elevou 40 cm no nível d’água, em apenas 3 dias.

O resultado equivalente a recuperação de cerca de 20% da vazão do rio e garante aproximadamente uma semana de irrigação noturna aos produtores da região. E diariamente, até o final desta safra, as bombas de irrigação serão ligadas, quando necessário, somente entre os horários de 21h às 9h do dia seguinte.

Para o vice-presidente do Naturatins, Edson Cabral, os primeiros resultados foram animadores. “Com a continuidade da operação, nos próximos dias poderemos ter, a partir dessa iniciativa, uma saída para garantir a produção, até o final da safra, além da redução dos riscos de perda do cultivo e no meio ambiente, nesta região.  E diante do sucesso alcançado podemos intensificar com segurança, a divulgação e a adesão ao acordo, pelos demais irrigantes e usuários dos afluentes da Bacia do Rio Formoso”, afirmou.

De acordo com a gerente de Recursos Hídricos do Naturatins, Vanessa Sousa, um novo encontro para essa semana, onde estarão reunidos representantes do CBH e os irrigantes dos rios Formoso e Pium. “O sucesso da operação no rio Urubu mostrou que o uso racional da água é uma maneira de garantir não só a recuperação ambiental do rio, mas a irrigação dos cultivos da região, até o fim da safra. Vamos intensificar a adesão do acordo com os usuários dos rios Formoso e Pium e apresentar os resultados da sensibilização e da adesão integral, alcançados nessa primeira etapa”, reiterou.

O supervisor de Segurança de Barragens do Naturatins, Felipe Pimpão, reitera a racionalização do uso com a escolha do horário noturno. “Estudos que apontam, que um menor índice de evapotranspiração nos projetos de irrigação da região e maior índice de absorção da água pelo cultivo ocorrem no horário noturno. Então aí temos um ganho essencial a produção com a irrigação e a vazão do rio”, esclareceu.

O Naturatins, o CBH do Rio Formoso e a Avau, contou com a colaboração de todos os usuários de água do Rio Urubu e região, que por consenso optaram pela adesão do horário especial, na última quinta-feira, 14, durante reunião. O setor técnico do Instituto aponta que a permanência da captação constante tende a causar perdas em toda extensão agrícola da região da Bacia e nesse ritmo, não deve suportar a demanda até o final da safra.

A reunião com os irrigantes dos rios Formoso e Pium está prevista para a próxima quinta-feira, 21, no Centro de Convenções Leda Bernardon, localizado na Av Viturino Panta, Centro, a partir das 14h, no município de Lagoa da Confusão

Em caso de dúvidas, a comunidade pode obter mais informações, entrando em contato com a Gerência de Recursos Hídricos do Naturatins, por meio do e-mail outorga@naturatins.to.gov.br. Denúncia de crimes ambientais, use o canal sigiloso do Instituto por meio do Linha Verde 0800 63 1155, todos os dias.